O Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove no dia 24 de maio a VII Jornada de Estudos Clássicos, com o tema “Leitura e literatura no Brasil Colônia: esquecimentos e apagamentos dos séculos XVI ao XVIII”. O evento é uma palestra com a professora do Programa de Estudos em Representações da Antiguidade (Proaera) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O evento é gratuito e aberto ao público.

De acordo com a professora do PPG em Estudos Literários, Charlene Martins Miotti, qualquer pessoa pode participar do evento, que ocorre a partir das 18h, na sala de defesas da Faculdade de Letras. “É um evento aberto. As inscrições serão feitas na hora e os participantes receberão certificados.”

A professora Leni Ribeiro Leite explica que a palestra aborda a leitura e a literatura chegadas no Brasil ainda no século XVI, por meio dos jesuítas, e as influências que sofreram das línguas latina, espanhola, portuguesa e locais. “Nesta palestra, discutiremos a leitura e a literatura naquele momento em que, segundo alguns dos mais importantes críticos da Literatura Brasileira, ou  não havia literatura, ou não havia Brasil. Veremos porém que, quando se buscam entre os escassos fragmentos de testemunhos e monumentos da época, encontram-se indícios de que havia nas novas terras pessoas que liam, ensinavam e aprendiam a ler, que falavam, escreviam e traduziam em várias línguas. Havia, portanto, produção e leitura de literatura.”

Diante desse panorama, Leni Ribeiro Leite levanta algumas questões. “A quem e por que interessa apagar da memória e da História da Literatura o que se lia e escrevia naquela época? Quem e como se definem os limites temáticos, geográficos e linguísticos do que se considera Literatura Brasileira? Olhando para o período entre os séculos XVI e XVIII, propomos uma nova visita aos textos, em português e em outros idiomas, sobre e do Brasil Colonial.”

Minicursos

Além da VII Jornada de Estudos Clássicos, Leni Ribeiro Leite estará presente em outras atividades na mesma semana do evento. No dia 22 de maio, ela participa do curso de Metodologia de Ensino de Línguas Clássicas, promovendo práticas orais do ensino de latim. A professora pretende conversar com os alunos matriculados na disciplina e outros graduandos.

Nos dias 23 e 24, a professora ministra o minicurso O livro na Antiguidade Romana, como parte da disciplina obrigatória do PPG em Linguística, História das Ciências da Linguagem. As datas e horários podem ser acessadas neste link.

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-graduação em Estudos Literários