A proposta do Programa de Visitas é levar informações sobre a UFJF, aos estudantes do ensino médio, despertando o desejo de estudarem na Universidade. (Foto: Luiz Carlos Lima)

O Programa de Visitas à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi retomado nesta sexta-feira, 5, com a participação de alunos da Escola São Paulo/Instituto Rafhael Barreto, de Muriaé (MG). A iniciativa, sob coordenação da Diretoria de Imagem Institucional,  busca mostrar a instituição para estudantes do ensino médio, futuros candidatos às vagas oferecidas pelos processos seletivos.

Uma equipe se encarregou de apresentar as instalações da Universidade, o funcionamento das diversas unidades e as estruturas que atraem os jovens para o ensino superior.

O grupo de Muriaé, com aproximadamente 40 estudantes, foi recebido, às 9h, no Anfiteatro da Reitoria, onde teve acesso a informações sobre opções de Cursos e Faculdades, além de programas de apoio aos acadêmicos. A professora da Escola São Paulo/Instituto Rafhael Barreto, Regina Celi Chaves Ferreira, ressaltou a relevância da iniciativa. “Os nossos alunos têm feito testes vocacionais, mas ainda sentem-se em dúvida sobre a carreira a seguir. A visita à UFJF vai ajudá-los a definir com mais facilidade a escolha profissional.”

Atividades do Programa de Visitas procuram passar a vivência da Universidade para os estudantes que visitam o campus universitário. Breno (de boné na foto) destaca que o projeto vai me ajudá-lo a decidir seu futuro. (Foto: Iago de Medeiros)

Atividades do Programa de Visitas procuram passar a vivência da Universidade para os estudantes que visitam o campus. Breno (de boné na foto) destaca que o projeto vai ajudá-lo a decidir seu futuro. (Foto: Iago de Medeiros)

A avaliação é compartilhada pelos estudantes Breno Anderson, 15 anos, e Hyara Rodrigues, 16 anos, que cursam o 1° e o 2° ano do ensino médio respectivamente.“Estar aqui vai me ajudar a decidir o meu futuro”, afirmou Breno. “Uma coisa é ouvir falar sobre a UFJF, outra é estar aqui, vivenciando a Universidade, ouvindo de funcionários e estudantes uma visão geral da instituição”, completou Hyara.

Hoje, também no turno da manhã, o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra, realizou palestra sobre a UFJF, para estudantes da Escola Estadual Mascarenhas de Moraes, no Bairro Teixeiras, em Juiz de Fora.

“A proposta do Programa de Visitas é levar informações sobre a UFJF, aos estudantes do ensino médio, despertando o desejo de estudarem na Universidade”, destaca Guerra.

Visita prossegue no turno da tarde

Após almoço no Restaurante Universitário do Campus, os estudantes de Muriaé se dividem em dois grupos. O primeiro conhecerá o Jardim Sensorial e seguirá para o Laboratório de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a Faculdade de Direito e o Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação.

O segundo grupo conhecerá a Sala de Diagramação e o Laboratório de Rádio da Faculdade de Comunicação, além da empresa júnior Campe, vinculada às Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os estudantes ainda passarão pelo Diretório Acadêmico do Serviço Social e Jardim Sensorial.

Como agendar a visita de sua escola à UFJF

A UFJF disponibiliza nove rotas para escolas que desejam participar do Programa de Visitas. Assim, a escolha pode ser feita de acordo com a demanda dos estudantes. No dia 11 de maio, será a vez da Escola Almirante Barroso, de Juiz de Fora. Os estabelecimentos de ensino interessados podem agendar visita pelo e-mail: visitas@comunicacao.ufjf.br.

Outras informações: (32) 2102-3966. – Diretoria de Imagem Institucional