Inscrições ocorrem entre 4 e 8 de maio. Confira o edital (Foto: Caique Cahon)

Evento discute as boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática (Foto: Caique Cahon)

Com o tema “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”, a Faculdade de Enfermagem (Facenf), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também celebra a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem. A Faculdade vai promover o Encontro Científico do Dia do Enfermeiro no dia 12 de maio. O tema será debatido em todo o país e foi definido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, 5, na página criada para o evento. O encontro, que é aberto a estudantes e profissionais da área, vai ser realizado no auditório Elisabeth Rombach, da Facenf.

Os debates acontecem durante todo o dia. A partir das 8h, será feito o credenciamento. Às 8h45, a abertura, com participação do pró-reitor adjunto de Gradução, Cassiano Amorim. A primeira mesa tem início às 9h30 e vai discutir sobre o trabalho da enfermagem para a construção de uma sociedade democrática, reforçando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

A partir das 14 horas, a segunda mesa vai tratar das boas práticas da enfermagem como resultado de um cuidado sistematizado, orientado pela finalidade de melhoria da qualidade de vida e saúde da população.

Para uma das organizadoras do evento, a professora Izabela Palitot, “essa discussão é importante porque possibilita à equipe de enfermagem um atendimento que vai além do ser humano. Esse atendimento também chega às famílias, aos grupos e coletividades. Dessa forma, contribuímos para a construção da sociedade democrática de que trataremos no encontro”.

Como foi criada a Semana Brasileira de Enfermagem
O dia do enfermeiro, 12 de maio, foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas, em 1938, para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira britânica famosa por seu pioneirismo no tratamento a feridos de guerra. Já a Semana Brasileira de Enfermagem foi oficializada pelo presidente Juscelino Kubitschek, através de decreto em 1960, em memória do falecimento de Anna Nery – precursora da enfermagem no Brasil – em 20 de maio de 1880. Daí as comemorações terem início no dia 12 e terminarem em 20 de maio em grande parte do país.

Programação
8h-8h45: Credenciamento
8h45-9h30: Mesa de Abertura
9h30-11h30: Mesa Redonda – O trabalho da enfermagem para a construção de uma sociedade democrática, com Beatriz Santana Caçador, Marcelo da Silva Alves e Ivan Adriano Ribeiro
12h-14h Almoço
14h-16h40: Mesa Redonda – As boas práticas da enfermagem, com Rejane Gringo, Maria das Dores de Souza, Kelli Borges dos Santos e Beatriz Farah.

Outras informações
2102-3821 – Faculdade de Enfermagem

eventosfacenf@gmail.com