(Foto: Twin Alvarenga)

Seleção será baseada no perfil socioeconômico de todos os inscritos, conforme avaliação feita pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Foto: Twin Alvarenga)

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou, nesta sexta-feira, 5, o edital para seleção dos alunos que irão habitar os prédios da Moradia Estudantil. No primeiro processo seletivo serão disponibilizadas 70 vagas, distribuídas nos dois edifícios da Moradia, que tem capacidade para abrigar 113 estudantes.

Podem participar do processo discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFJF, no campus Juiz de Fora, e que estejam cursando a primeira graduação. Também é necessário que a residência do grupo familiar seja distinta da cidade do campus e que os candidatos apresentem renda bruta familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

“Neste primeiro momento, em que a Moradia está sendo aberta, chegamos a um acordo, juntamente com as representações estudantis, no sentido de não oferecermos a totalidade das vagas, basicamente por dois motivos. Primeiro, porque haverá um processo de adaptação dos moradores ao local; eles terão, por exemplo, que constituir uma comissão para elaborar o regimento interno da Moradia. Depois, caso nós disponibilizássemos o número total de vagas de uma só vez, seria inviabilizada a entrada de novos estudantes no segundo semestre deste ano, o que engessaria o processo”, explica o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFJF, Marcos Freitas.

Inscrições
Os interessados em concorrer às vagas devem se inscrever das 15h do dia 5 (sexta-feira) até às 18h do dia 15 de maio. O processo é feito, exclusivamente, via Siga 3. No sistema, é preciso clicar no ícone do Apoio Estudantil, ler as informações que serão exibidas com atenção, clicar no campo “li e concordo” e, em seguida, em “salvar”.

Os estudantes que possuírem avaliação socioeconômica do sistema de fluxo contínuo concluída e no prazo de validade não precisarão apresentar nova documentação. Já aqueles que não passaram por avaliação socioeconômica ou ainda não foram reavaliados no sistema de fluxo contínuo deverão seguir os procedimentos descritos na Portaria 01/2017, disponível no site da Proae.

Critérios de seleção
A seleção será baseada no perfil socioeconômico de todos os inscritos, conforme avaliação socioeconômica realizada pela Proae. A classificação será definida pela ordem dos seguintes critérios: perfil socioeconômico do grupo familiar; renda per capita menor; maior distância da residência do grupo familiar em relação à cidade do campus.

Os critérios de desempate obedecerão às situações estabelecidas no Regulamento Geral da Moradia Estudantil.

Resultados e Recursos
O resultado parcial dos selecionados para ocupar as vagas da Moradia Estudantil será divulgado no dia 1º de junho de 2017, no site da Proae. Os recursos deverão ser impetrados em formulário próprio (a ser disponibilizado no site da Pró-reitoria, juntamente com o resultado parcial) e entregues na sede da Proae, durante o horário de funcionamento, nos dias 2, 5, e 6 de junho. O resultado final do recurso será divulgado, também online, no dia 21 de junho.

Reunião de ocupação das vagas e sorteio das chaves
Os 70 primeiros candidatos classificados serão convocados para a reunião de ocupação das vagas, que possui caráter eliminatório e será realizada em local a ser divulgado, no dia 27 de junho. A distribuição dos estudantes nas vagas da Moradia Estudantil será feita por sorteio, que indicará a residência e o quarto que o discente ocupará.

O sorteio será realizado pela Coordenação de Moradia Estudantil e o aluno que não ocupar a vaga para a qual foi sorteado, conforme estabelecido no Regimento da Moradia Estudantil, perderá o direito à mesma. Após o sorteio, que também será realizado no dia 27 de junho, os selecionados deverão assinar o Termo de Ocupação e receberão as chaves dos alojamentos.

Confira aqui o edital

Outras informações: