Colóquio Filosofia Literatura Linguagens

Os professores Alberto Pucheu, André Monteiro e Maurício Gutierrez participaram da mesa Poesia, Filosofia e Política (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

O Colóquio de Filosofia, Literatura e Linguagem, nesta sexta-feira, 5, foi marcante não só em função dos temas em debate como também por se tratar da primeira promoção conjunta dos programas de Pós-Graduação em Estudos Literários e Linguística e resgatar a proximidade das Letras com as Ciências Humanas. O professor de Letras Clássicas, Fábio Fortes, um dos organizadores do evento, afirma que desse processo surge uma visão mais ampla das disciplinas.

A primeira Mesa abordou o tema Poesia, Filosofia e Política, apontando para o anseio dos apresentadores por um evento paradoxal, capaz de provocar reflexão sobre novas possibilidades de vida.

O professor da UFJF, André Monteiro Guimarães Dias Pires, pós-doutor em Estudos da Literatura pela PUC-RJ, tratou poesia e filosofia como dois campos indissociáveis e ponderou que juntos são capazes de produzir uma política para abrir novas possibilidades, por exemplo, no período que chamou de pós-golpe, vivido pelo Brasil, “quando as diferenças estão sendo sufocadas”.

A exposição de outro docente da Universidade, Maurício Chamarelli Gutierrez, doutor em Letras pela UFRJ, partiu de dois momentos que provocaram o divórcio entre a filosofia e a arte/poesia. Ele explicou que a separação se dá inserida no contexto sobre como a arte faz política e como Wat Whitman, poeta americano do século XIX, respondeu a isso, produzindo uma poesia que passa a ideia de democracia.

Poeta, professor adjunto da Faculdade de Letras da UFRJ e doutor em Letras pela mesma instituição, Alberto Pucheu Neto, assinalou que a poesia e a filosofia tornam-se as mesmas a partir do impasse “sobre o que falar a partir da impossibilidade da própria fala” e desenvolveu sua apresentação em torno desse ponto de vista.

A programação prevê para a tarde Mesas sobre “À beira da Linguagem” e “Idealismo e Ceticismo da Linguagem na Filosofia Antiga”. O encerramento acontece com exibição do curta “Uma prosa de Sócrates”. O Colóquio foi realizado no auditório da Faculdade de Letras e reuniu estudantes, profissionais e pessoas interessadas nas áreas.