O aprimoramento nos exames laboratoriais é buscado com o acesso a novos conhecimentos fornecidos em eventos como o Seminário Técnico promovido pelo Programa de Pós-Graduação  em Ciências Biológicas, Imunologia e DIP/ Genética e Biotecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em conjunto com a Datamed/ Thermo Scientific . Uma abordagem sobre Técnicas de pipetagem: como melhorar os resultados e prolongar o tempo de vida útil das pipetas, será realizado no dia 10 de maio, das 14h às 16h. A palestrante será Thais Ferreira dos  Santos Reis, engenheira especialista em produtos da Datamed. Em sua palestra, ela prestará esclarecimentos e tirará dúvidas dos participantes.

O seminário é direcionado aos acadêmicos e pós-graduandos que realizam pesquisas com o uso do equipamento, destinado a medição e transferência de líquidos. O professor Gilson Costa Macedo, do ICB, um dos organizadores do evento, informa que será útil para áreas como Ciências Biológicas e Farmácia. Os inscritos terão acesso a  regras básicas para utilização adequada das pipetas e o consequente prolongamento da vida útil do instrumento. “A ideia é a melhoria dos resultados dos experimentos”, afirmou.

A palestrante é engenheira química, formada pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em bioquímica. Possui experiência em ensino, análise de biomoléculas e montagem de equipamentos. Além de  abordar a forma correta de pipetar,  Thais  Santos vai mostrar a forma correta de manusear e guardar o material.

O seminário acontece no anfiteatro A do ICB. As inscrições são presenciais e podem ser realizadas até dia 8, das 9h às 17h, no Laboratório de Imunologia,  com vagas limitadas. Os participantes receberão certificados.