Ensinar a controlar o corpo para ter uma boa comunicação a partir de gestos, olhares, postura e recursos visuais, além de desenvolver habilidades para controlar o fluxo de pensamentos a fim de melhorar a fala. Estes são objetivos da palestra “Aprenda a controlar seu corpo e seus pensamentos para falar melhor”, que acontece neste sábado, 6, às 19h30, na Casa de Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, ministrado pelo fonoaudiólogo e professor de oratória, Rodrigo Moreira, é aberto ao público em geral e não há necessidade de inscrição prévia.

(Foto: Géssica Leine)

Objetivo é ajudar a controlar gestos, olhares, postura e recursos visuais, além de controlar o fluxo de pensamentos para pessoas que precisam falar em público (Foto: Géssica Leine)

A dinâmica da palestra se dará em três momentos: um voltado para orientações sobre como otimizar a fala do ponto de vista corporal; e outro dedicado a promover uma visão sobre o funcionamento da psicologia humana, com destaque a como controlar a emissão de pensamentos. Após a exposição dos temas, o encontro estará aberto a perguntas e interações. Moreira explica que todas essas instâncias estão interligadas e que é preciso treiná-las para encontrar harmonia, calma e tranquilidade. A partir de sua experiência como fonoaudiólogo, o palestrante expõe sobre variação de voz e fala, que são os canais da comunicação oral, além de ensinar sobre a importância de movimentar a boca ao falar.

De acordo com Moreira, dentre as orientações e dicas para alcançar o controle corporal, destacam-se o contato visual, uma vez que, segundo ele, muitos alunos comunicam-se olhando para o teto. Contudo, o ideal é distribuir o olhar pelo público e, em situação de conversa com apenas uma pessoa, aprender a fazer contato visual; o gesto também é componente importante no momento de estabelecer o diálogo; nesta hora é importante atentar para as mãos, que devem estar a frente do corpo soltas, flutuantes, a fim de garantir gestos suaves. Já a postura, quando em palco, deve ser a mais elegante possível, sendo ideal que o emissor se posicione no centro do palco, apoiado nas duas pernas, com a base na linha dos ombros.

Criação e seleção
Em relação às dicas para controlar os pensamentos, o palestrante parte da diferenciação entre os conceitos de pensamento e pensar. “Primeiro, é preciso entender que está tudo dentro da mente. Pensar é uma faculdade, é uma habilidade; já o pensamento é o conteúdo, é aquilo que produzimos, que falamos, que escrevemos, enfim.” Ele explica ainda que a habilidade de pensar está ligada à criação e à seleção e que, “na hora de preparar uma palestra, por exemplo, estamos criando; já na hora de falar, estamos selecionando.”

A recomendação é para que os interessados pratiquem a fala espontânea planejada, que consiste em treinar o que pretende-se falar de várias maneiras diferentes, mas obedecendo o planejado. Nesta técnica, a intenção não é memorizar apenas uma forma de expressão. “Se você não é atriz ou ator, a fala memorizada demais fica robótica, além de estressante, pelo medo de esquecer ou errar. Então, treinar de diversas formas, faz a fala sair espontânea. Eu mesmo faço isso e, na hora da apresentação, sai naturalmente uma das formas que treinei.”

Timidez
A timidez também estará em pauta, à medida em que Moreira afirma deparar-se, em seu trabalho, com casos de pessoas tímidas, que se sentem nervosas ao falar. Ele atenta que a timidez é situacional e varia de acordo com a pessoa, mas que, em caso de inibição em falar, é possível que haja apenas um “destreinamento” e que as técnicas em oratória podem ajudar a combater sintomas como sudorese, tremedeira, gagueira, enfim, a partir do controle de pensamentos.

mg-juizdefora@logosofia.org.br