Atuação da Administração Superior da UFJF frente à situação de trabalho na Faculdade de Enfermagem

No dia 10 de fevereiro, foi realizada reunião a pedido de técnico-administrativos da Faculdade de Enfermagem com a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (COSSBE) com o objetivo de realizar escuta desses servidores sobre conflitos no ambiente de trabalho. Nesse momento, foi solicitado à COSSBE atuação no sentido de apoio para a solução desses problemas. Mediante isso, o próximo passo dado pela COSSBE foi uma reunião com a Direção da Faculdade de Enfermagem, com as presenças da diretora e vice-diretora. As integrantes da Direção avaliaram que realmente existem situações geradoras de conflitos e mostraram-se interessadas na busca de soluções. Tanto os técnico-administrativos como também a Direção concordaram sobre a importância do envolvimento do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) da Faculdade de Enfermagem e respectivos membros para elaboração de estratégias de atuação para a resolução dos conflitos.

Cabe ressaltar que a proposta do NASS, no âmbito do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Resolução nº 11 de 2014/CONSU), possui papel muito importante de vigilância à saúde nos ambientes de trabalho da UFJF, com representatividade das categorias de professores, técnico-administrativos e direção de cada unidade de trabalho. Tendo em vista a diversidade de ambientes de trabalho da UFJF e respectivas especificidades, cabe ao NASS desenvolver em conjunto com a COSSBE projetos e ações no sentido da qualidade de vida no trabalho.

No dia 08 de março, foi protocolado no gabinete do reitor documento elaborado pelo SINTUFEJUF, juntamente com técnico-administrativos da Faculdade de Enfermagem, solicitando reunião com o reitor para exposição dos acontecimentos. Nesse documento, encontra-se registrado que os técnico-administrativos procuraram o Sindicato nos dias 16 e 21 de fevereiro, após data de reunião com a COSSBE, na qual foi acordada e oficializada em processo (nº 23071.003631/2017-07) a necessidade de avaliação do ambiente de trabalho da Faculdade de Enfermagem.

No dia 10 de março, ocorreu reunião na Faculdade de Enfermagem com a presença da Coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas (CAMP) e da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, no sentido de fortalecimento do Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-administrativos em Educação (PROADES). O PROADES é uma importante ferramenta de gestão ao valorizar o planejamento participativo e o trabalho em equipe. O objetivo da reunião foi fortalecer o PROADES no âmbito da Faculdade de Enfermagem e, por consequência, estimular o diálogo na busca de soluções para as dificuldades encontradas na relação existente entre os TAEs e a Direção da unidade acadêmica.

Ainda no dia 10 de março, a COSSBE convocou o NASS da Faculdade de Enfermagem, após período de recesso acadêmico (27/02 a 06/03), e acreditávamos que esse seria um passo importante na construção de estratégia adequada de intervenção.

No dia 13 de março, a secretaria do gabinete do reitor foi notificada sobre a realização de reunião na Faculdade de Enfermagem e o coordenador geral do SINTUFEJUF considerou desnecessária a manutenção do agendamento da reunião solicitada com o reitor.

No dia 17 de março, foi realizada reunião com os integrantes do NASS, com representação de todas as categorias, na qual foram apontados possíveis encaminhamentos como, por exemplo, busca de apoio para possível intervenção em parceria com a coordenadora do curso de Psicologia da UFJF que possui experiência e conhecimento em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Ficou acordado que os representantes do NASS iriam conversar com seus pares e trazer outras possibilidades de atuação.

Apesar do andamento do processo referente à avaliação do ambiente de trabalho da Faculdade de Enfermagem (nº 23071.003631/2017-07), houve agendamento por parte de alguns técnico-administrativos da Faculdade de Enfermagem juntamente com o SINTUFEJUF de reunião a ser realizada com a presença do reitor.

No dia 05 de abril, ocorreu a reunião com a presença do reitor, da vice-reitora, de quatro técnico-administrativos da Faculdade de Enfermagem, da coordenação geral  do SINTUFEJUF, da advogada do SINTUFEJUF e da coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar. No primeiro momento da reunião, sem a presença da diretora da Faculdade de Enfermagem, os técnico-administrativos relataram as situações vividas por eles. A coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-estar relatou os passos dados no sentido de construção de mediação do conflito e busca de formulação de estratégia de intervenção junto ao NASS. Após esse primeiro momento, a diretora da Faculdade de Enfermagem entrou na reunião e fez um relato pessoal sobre a situação. O reitor afirmou a importância da COSSBE juntamente ao NASS da Faculdade de Enfermagem na busca por solucionar os conflitos e que, para isso acontecer, todos os envolvidos deveriam se abrir para mudanças daqui para frente. Os presentes concordaram que o caminho seria pela via do diálogo, com o apoio desses espaços institucionais (COSSBE e NASS) e a reunião foi encerrada.

Com o intuito de retomar a atuação da COSSBE juntamente com todos os envolvidos, foi enviado documento no dia 20/04/2017, constante no processo citado anteriormente, no qual todos deveriam confirmar a intenção de continuidade do trabalho, tendo em vista a necessidade do comprometimento e participação na busca por implementar mudanças. O processo retornou à COSSBE no dia 26/04/2017 com as assinaturas da diretora e vice-diretora e dos técnico-administrativos sinalizando positivamente para o prosseguimento do trabalho.

No dia 24 de abril, no entanto, durante a realização do CONSU, foi divulgada nota de repúdio, aprovada em assembleia do SINTUFEJUF, contrária à diretora da Faculdade de Enfermagem, o que causou estranheza mediante todo um processo que estava sendo construído pela via da participação de todos os envolvidos em estratégias de intervenção pela melhoria do ambiente de trabalho em questão.

São essas as informações a serem prestadas à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora.