Nota foi aprovada em reunião na última quarta-feira, 30 (foto: Géssica Leine)

Novos representantes ocuparão as oito cadeiras da categoria no Consu (foto: Géssica Leine)

Os servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) vão eleger, no dia 10 de maio, os representantes da categoria no Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Consu é a instância máxima de deliberação interna da Universidade.  Todas as diretrizes e o planejamento institucional da UFJF, por exemplo, são definidos e votados pelo Conselho.

No dia 10 de maio, serão escolhidos oito representantes técnicos, além de oito suplentes.  Caberá aos eleitos representar os TAEs em todas as reuniões convocadas e defender, no Conselho Superior, a posição da categoria.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf), Rogério Silva, destaca que a última eleição para representantes TAEs no Conselho Superior da UFJF foi realizada em 2011.

“Nesta eleição de 2017, são oito vagas no total, sendo uma preenchida por indicação do Sintufejuf;  outra destinada à eleição de um/a aposentado/a; e as outras seis vagas e seis suplências estarão na disputa geral”, explica Silva. O mandato será de dois anos.

Quem é elegível e quem pode votar?

São elegíveis e podem votar todos os integrantes do quadro de técnico-administrativos da UFJF, sejam ativos ou aposentados. Não é necessário ser sindicalizado.

Para se candidatar a uma das vagas, é preciso compor chapa com, no mínimo, dois e, no máximo, dez integrantes e efetuar a inscrição no dia 10 de maio, das 8h às 8h30, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom). Na mesma data e local, às 9h, será realizada a votação em assembleia da categoria. O formulário para inscrição de chapa está disponível neste link.

O número de vagas destinadas aos técnico-administrativos no Conselho Superior é definido de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e com o Regimento e o Estatuto da UFJF. Setenta por cento das cadeiras do Consu são ocupadas por docentes. Os outros 30% são divididos igualmente entre técnico-administrativos em educação e estudantes.

De acordo com Rogério Silva, atualmente, a categoria é representada no Conselho Superior por  David Souza, Emanuel Braz, Janemar Melandre, José Lima, Lucas da Silva Simeão, Paulo Dimas de Castro e Ricardo Bonfante.

Outras informações:

comunicacao@sintufejuf.org.br