
Evento contou com oficina sobre o que é Economia Solidária para iniciantes. (Foto: Lia Rezende/Intecoop)
Ocorreu, no último sábado, 29, mais uma edição do Fórum Regional de Economia Popular Solidária da Zona da Mata Mineira (FREPSZMM). Desta vez, o encontro aconteceu na cidade de Leopoldina, onde integrou as celebrações do aniversário da cidade. O evento contou com a participação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que atuou na Secretaria Executiva do encontro.
“O Fórum é um espaço de articulação e mobilização da Economia Solidária na região da Zona da Mata e tem por objetivo fomentar o diálogo em torno das políticas públicas voltadas ao movimento, além de determinar os próximos passos”, explica Jéssica Ribeiro Duboc, mestranda em Serviço Social pela UFJF e consultora da Intecoop desde sua reativação, em maio de 2016.
Incubadora assume Secretaria Executiva do FREPSZMM
Desde o início do ano, a Intecoop voltou a ser uma parceira ativa e presente do Fórum Regional, assumindo o papel de Secretaria Executiva, antes exercido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) – parceira da Intecoop.
“Nós somos o elo que ajuda na organicidade do movimento, ligando os empreendimentos de diferentes cidades. Ajudamos na convocatória desses coletivos e somos responsáveis pela Secretaria Executiva, que exerce um papel fundamental na organização do encontro, já que registramos tudo o que é discutido a cada novo fórum”, explica Armando dos Santos, atual bolsista da graduação da Intecoop.
Santos, além de integrar a Incubadora, é estudante do curso de Pedagogia da UFJF, artesão e educador popular. Ele atua na Economia Solidária há 12 anos, é membro da Associação de Artesãos Caminho Novo, em Matias Barbosa, e já participou de inúmeros fóruns municipais, regionais e nacional do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária (EcoSol).
Algumas das responsabilidades da Incubadora dentro do evento foram: relatoria dos debates e encaminhamentos feitos ao longo do Fórum; atuação na esfera formativa do encontro por meio de oficinas oferecidas tanto a novatos quanto àqueles que já estão familiarizados com o movimento da Economia Solidária; além de cobertura fotográfica e auxílio na produção do evento, como apoio no credenciamento e no transporte para as cidades que sediam o encontro.
A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), que estava de passagem pela cidade, fez uma participação no Fórum, conversando sobre as reformas trabalhistas e da previdência com os presentes. Vale lembrar que a Intecoop foi criada durante o reitorado da professora Margarida, que frequentemente apoia, também como parlamentar, o movimento da Economia Solidária.
Ações visam o fortalecimento da Economia Solidária na região
A última edição do Fórum — que, normalmente, ocorre a cada três meses — aconteceu em fevereiro, na cidade de Santos Dumont, onde cerca de 60 pessoas, incluindo autoridades municipais, estiveram presentes. Naquela ocasião, dois membros da Intecoop, ofereceram uma formação sobre “Economia Solidária e as formas de intervenção das universidades e institutos federais no processo organizativo autogestionário”.
Formada em Administração de Cooperativas pela UFV e mestre em Serviço Social pela UFJF, Juliana Macário fez parte da Intecoop entre 2004 e 2008 e é técnica consultora da Incubadora desde sua reativação, em 2016. “Na verdade, nós estamos retomando a Secretaria Executiva do Fórum, ao mesmo tempo em que estamos reativando as atividades daqui. Isso é um marco significativo, que aponta também para o papel articulador e formador da Intecoop em âmbito regional. A Economia Solidária precisa chegar nos municípios, pequenos ou não. Grande parte da Zona da Mata conta com associações e cooperativas, mas muitos ainda não ouviram falar em Economia Solidária”, argumenta.
Outras informações: (32) 2102-3917 – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares