mestrado interinstitucional Minter

Cícero Cardozo diante da banca examinadora na Faculdade de Educação da UFJF (foto: arquivo pessoal)

Identificar o ponto de vista dos estudantes a respeito das avaliações aplicadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e verificar como os professores do Ensino Médio Técnico de Boa Vista (RR) preparam estes alunos para o exame. Estes foram os objetivos da pesquisa desenvolvida pelo aluno do programa de Mestrado Interinstitucional (Minter), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cícero Cardozo. A iniciativa é fruto de parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Professor de Gestão e Administração no IFRR, Cícero analisou a “Avaliação Educacional em Boa Vista: O Enem como Referência para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio”. Através de questionários e entrevistas com 25 professores e 120 alunos, ele observou que, por mais que os estudantes queiram trabalhar ao concluir o Ensino Médio Técnico, eles anseiam por ingressar em uma faculdade, mas se deparam com a falta de preparo adequado. “O foco da instituição profissionalizante não é preparar os alunos para o Enem, os professores que o fazem, vão além do currículo. Com isso, os alunos se deparam com uma dinâmica que ora prepara para o ensino profissionalizante, ora para o Enem. Os professores se veem obrigados a trabalhar sob duas óticas, a do médio técnico e a do Enem”, explica.

O estudo demonstra, de acordo com o mestrando, a necessidade de se promover um amplo debate público sobre o processo de avaliação do Enem. “É preciso discutirmos a avaliação para que o modelo seja aperfeiçoado. Dessa forma, vamos contribuir também para o avanço pedagógico que tanto buscamos.”

Para o orientador Dileno Dustan, professor da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, a pesquisa traz dados relevantes sobre a forma como acontece a avaliação do Enem e o conteúdo ensinado nas escolas. “O ensino técnico não tem mesmo a pretensão de preparar para a universidade, mas muitas vezes existe essa demanda, então, temos que nos adaptar a ela. O estudo é muito relevante pois questiona o modelo de avaliação atual, que desconsidera nossa diversidade. E esse questionamento é o primeiro passo para a mudança”, conclui.

Parceria

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através da Faculdade de Educação (Faced), firmou convênio com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) para programas de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter). As aulas são presenciais, os alunos de Roraima vêm à Juiz de Fora ou os professores vão até lá para ministrá-las. Em alguns casos, as aulas são realizadas por videoconferência. O convênio existe há dois anos e, para o professor Dileno Dustan essa parceria “reforça o compromisso da UFJF de ir além de seus muros”.

Contatos:
Cícero Cardozo
cicero.gestao@ifrr.edu.br

Dileno Dustan
dilenodustand@gmail.com

Banca Examinadora:
Dileno Dustand (orientador – UFJF)
Paulo Henrique Dias Menezes (co-orientador – UFJF)
Simone da Silva Ribeiro (Colégio de Aplicação João XXIII)
Reginaldo Fernando Carneiro (UFJF)
Jalon de Morais Vieira (IF Sudeste MG)

Outras informações: (32) 2102-3665