(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Objetivo do encontro é fortalecer a comunicação entre os servidores de saúde e o setores da Saúde Mental e da Atenção Básica (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou, nesta quinta-feira, 27, o 1º Encontro de Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: Diálogo entre o Caps-HU e as Uaps da Região Oeste. O evento reuniu profissionais das Uaps de Teixeiras, São Pedro, Borboleta, Santos Dumont e Dom Bosco, todas sob a responsabilidade do Caps Liberdade, do Hospital Universitário (HU). Também estiveram presentes o superintendente do HU, Dimas Augusto Carvalho Araújo, e a chefe da Unidade Psicossocial do HU, Sabrina Alves Ribeiro Barra, além de representantes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora.

Em seu discurso de abertura, Dimas Augusto destacou a importância desse primeiro encontro, não só para o HU, mas para todas as unidades da rede. “Essa troca de experiência é fundamental para a construção de uma linha de cuidados na assistência à saúde. Os desafios são muitos, mas esse debate é o primeiro passo para que possamos ter a atenção integral”.

De acordo com a presidente da comissão de organização, Giselle de Paula Assis, o objetivo do evento é fortalecer a comunicação entre os servidores de saúde e os setores da Saúde Mental e da Atenção Básica. “O encontro, de caráter técnico, é voltado para os funcionários das Uaps, desde o agente comunitário de saúde até o médico. Ao final dos debates, esperamos conseguir proporcionar a estes pacientes, um atendimento integral, porque esse público ainda é desconhecido de muitos profissionais, desde dentistas a ginecologistas. E esse desconhecimento ainda gera preconceito”, informa.

O mediador das três mesas, o psiquiatra David Sender, afirma que este ciclo de debates é importante, tanto para os profissionais da Saúde Mental, quanto para os outros profissionais da área de saúde. Para ele, esses pacientes sofrem com estigmas e com a herança deixada pela dissociação existente na saúde no Brasil. “Esse evento tem como finalidade conseguir quebrar barreiras e desenvolver com os pacientes mentais os cuidados que toda pessoa merece ter. Pretendemos criar uma rede de suporte, além de sensibilizar e capacitar profissionais para conseguirmos elevar o serviço a um nível mais eficiente”, ressalta.

O papel das Uaps
A primeira mesa debateu os temas “Cenário atual da Saúde Mental no Município de Juiz de Fora”, abordando também os “Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT)”, e “SUS em rede e o papel das Uaps em articulação com a Saúde Mental”. Participaram a psicóloga, chefe do Departamento de Saúde Mental, Andréia da Silva Stenner, e o psicólogo Pedro Henrique Antunes da Costa.

No segundo debate, foram abordados “Matriciamento: ações e responsabilidades dos serviços”, “Linha de Cuidado” e “Linha de cuidado na Uaps Teixeiras: relato de experiência”. A enfermeira Águida de Cássia de Araújo Oliveira, a assistente social Sabrina Alves Ribeiro Barra, e o médico da Uaps de Teixeiras, Carlos Roberto Schuchter, integraram a mesa.

Na última etapa, o psiquiatra Alexandre de Rezende Pinto, e a psicóloga Ana Lúcia da Costa Silva discutiram sobre “Transtornos mentais e manejo da crise” e sobre “O estigma no paciente em Saúde Mental e o papel da família”. Foram distribuídos aos participantes, questionários para serem respondidos antes e depois das palestras. O objetivo era que eles demonstrassem o grau de conhecimento sobre o assunto e o que pode ser aprimorado num segundo encontro.