moradia

Ao todo, serão oferecidas 113 vagas na moradia (Foto: Twin Alvarenga)

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil se prepara para abrir no próximo mês o edital de seleção para habitação dos prédios da Moradia Estudantil. Segundo o Regulamento, aprovado no Conselho Superior, 113 vagas serão disponibilizadas aos estudantes, que passarão por processo de seleção com avaliação socioeconômica. A princípio, está sendo discutido o total de vagas que será disponibilizado neste semestre.

Os dois prédios, no bairro São Pedro, a cerca de 500 metros do pórtico norte do campus, possuem quatro andares, com quartos individuais, duplos e triplos, de acordo com a área construída. Além disso, há áreas comuns de estudo e convivência, banheiros e cozinha em cada ala e lavanderia compartilhada, com os equipamentos correspondentes, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar.

Em sua ocupação total, o maior dos dois prédios comportará 82 estudantes, e o menor 31. Ambos terão ocupação mista. No entanto, internamente haverá separação de alas e pavimentos masculinos e femininos. Esta e todas as demais decisões concernentes à habitação foram discutidas na Comissão de Moradia Estudantil e em fóruns com representantes dos discentes.

há áreas comuns de estudo e convivência, banheiros e cozinha em cada ala e lavanderia compartilhada, com os equipamentos correspondentes, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar (Foto: Twin Alvarenga)

As unidades terão áreas comuns de estudo e convivência, banheiros e cozinha em cada ala e lavanderia compartilhada, com os equipamentos correspondentes, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar (Foto: Twin Alvarenga)

A maior parte dos quartos terá dois estudantes cada. Eles serão equipados com beliche e colchões, escaninhos e mesa de estudo. Há também alojamentos adaptados para pessoas com deficiência. A distribuição dos quartos entre os candidatos selecionados será feita por sorteio, após a seleção em edital específico.

Haverá controle de acesso na entrada dos prédios e cada morador receberá as chaves de acesso após a assinatura do termo de ocupação. Não serão permitidos animais de estimação, fumar nos ambientes fechados, fazer festas ou atividades que atrapalhem o descanso e os estudos dos demais residentes, receber pessoas para pernoite (salvo em casos autorizados), entre outras regras listadas no Regulamento Geral da Moradia Estudantil, que será disponibilizado em breve.

Os editais de seleção serão lançados semestralmente e os selecionados poderão permanecer na Moradia pelo tempo previsto de seu curso, se comprovada a condição socioeconômica do aluno. Somente discentes cuja residência familiar localiza-se em município diferente da cidade do campus sede (ou seja, morem fora de Juiz de Fora) poderão participar. Informações mais detalhadas sobre as normas de ingresso e permanência na Moradia também estarão dispostas no Regulamento e edital. 

Atualmente, recebem auxílio moradia, uma das modalidades de apoio da UFJF, cerca de 720 estudantes. Assim, a habitação dos prédios irá contribuir para o atendimento desta demanda. Na opinião do pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, ela representa um importante equipamento institucional vinculado à administração da Universidade.

O aluno do 2º período do Bacharelado em Artes e Design Gustavo Tempone é de São João Nepomuceno e diz que participará do edital de seleção. Atualmente ele mora com o tio em um apartamento pequeno, no bairro Santa Terezinha, e recebe a bolsa de apoio. “Prefiro me mudar para a Moradia, por ser mais perto da universidade, não irei precisar pegar dois ônibus como hoje, e também acho que facilita para estudar.”

Três instâncias administrativas e deliberativas serão responsáveis pela Moradia: o Conselho Diretor (formado por membros da Administração Superior e por representantes dos residentes); a Coordenação (a cargo da Pró-reitoria de Apoio Estudantil); e a Comissão de Moradores (formada pelos residentes e que, entre as funções, deverá elaborar regimento interno que inclua regras e normas para o dia a dia dos habitantes).

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil está finalizando o edital para abertura do processo de seleção. A previsão de início da habitação dos prédios será divulgada em breve.