mestrado linguistica

Mariana de Camargo Bessa sugere a adoção de uma abordagem intercultural no ensino de PLE (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

O interesse pelo ensino de língua estrangeira, cultura e identidade foi uma das motivações da mestranda Mariana de Camargo Bessa para desenvolver a dissertação “Somos estrangeiros e isso marca a diferença: olhares sobre cultura em uma sala de PLE”. A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no último dia 24.

A acadêmica revela que suas propostas de pesquisa também surgiram do contato com uma sala de aula multiétnica, que tinha o Português como Língua Estrangeira (PLE). A partir desta experiência, ela decidiu fazer uma reflexão de como o estrangeiro olha para sua própria cultura – identificação ou distinção – e também para outras culturas.

“A partir da análise de transcrições dos registros de áudio de uma atividade de conversação, decidi investigar os diferentes olhares dos estudantes sobre cultura. Analisei a representação que um aluno estrangeiro faz da cultura de outro aluno de nacionalidade diferente, estando ambos em situação de interação em sala de aula de Português como língua-alvo”, ressalta Mariana. Ela explica ainda que, “fundamentada em conceitos como identidade, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, a pesquisa documental em questão é caracterizada pelo estudo da situação específica ou, mais precisamente, de um grupo determinado.” Segundo a acadêmica, o estudo não teve a intenção de resolver um problema, mas provocar uma reflexão a partir de uma análise de dados.

A dissertação, de acordo com a autora, conclui que existem diferentes percepções sobre cultura: para alguns, ela é vista como nacionalidade, para outros, é um conhecimento socialmente distribuído e pode, ainda, ser vista como um sistema de práticas e participação. “Com base na pesquisa, acreditamos na adoção de uma abordagem intercultural no ensino da PLE e sustentamos a visão de cultura como um caleidoscópio: a cada olhar do sujeito para a realidade multicultural na qual está inserido, tem-se uma nova percepção desse conceito, que está longe de ser único e estável.”

A professora orientadora, Denise Barros Weiss, destaca que o fato de Mariana já trabalhar com pessoas ligadas ao ensino de PLE contribuiu para o sucesso da dissertação. “O estudo é interessante, não só para a área específica, mas para todo professor interessado em uma prática que privilegie a relação professor/aluno e as especificidades de cada um deles.”

Contatos:
Mariana de Camargo Bessa (mestranda)
marianacbessa@gmail.com

Denise Barros Weiss (orientadora-UFJF)
dbweiss@uol.com.br

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Denise Barros Weiss (Orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Ana Cláudia Peters Salgado (UFJF)
Profa. Dra. Adriana Ferreira de Sousa Albuquerque (PUC-Rio)

Outras informações: (32) 2102-3135 – Programa de Pós-Graduação em Linguística