fsfs

Consulesa dos Estados Unidos em Minas Gerais, Rita Rico (segunda da esquerda para a direita) e diretora de Relação Internacionais, Bárbara Daibert (ao centro) discutiram  possibilidades de financiamento de pesquisas e intercâmbio de pesquisadores (Foto: Divulgação DRI)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através de sua diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, recebeu, nesta quarta-feira, 26, a consulesa dos Estados Unidos em Minas Gerais, Rita Rico. O encontro serviu para discutir as possibilidades de uma parceria entre a UFJF e o Consulado Americano, envolvendo financiamento de pesquisas e intercâmbio de pesquisadores. Durante a visita, foram apresentados diversos projetos desenvolvidos pela Universidade, como pesquisas e o Global July, programa que oferecerá cursos de curta duração com aulas, principalmente em línguas estrangeiras, para integrar estudantes locais e estrangeiros da comunidade acadêmica.

O consulado mostrou alguns projetos já financiados em universidades brasileiras, que foram apresentados na Faubai Conference 2017, encontro que discute as questões sobre engajamento social e inovação na internacionalização do ensino superior.

Na avaliação de Bárbara Daibert, o encontro foi bastante positivo na busca de apoios extra-governamentais. “Foi muito proveitoso para tentarmos buscar novas parcerias e possibilidades de financiamentos extra-governamentais para projetos de pesquisas da UFJF e novas edições do Global July.”

Possibilidade de parceria com universidade francesa

(Foto: Pedro Capetti)

Professor Thierry Pozzo (de cinza) e representantes da Embaixada Francesa acenaram com a possibilidade de adaptar o curso “Arte e Ciência do Movimento”, oferecido pela Universidade de Borgonha, para o Brasil (Foto: Pedro Capetti)

No mesmo dia, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) recebeu a visita do professor da Universidade de Borgonha (França), Thierry Pozzo. Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de parceria entre a instituição francesa e a UFJF. A visita de Pozzo teve o intermédio da professora de fisiologia da UFJF, Anaelli Campos.

Na reunião, que teve participação da adida de Cooperação e Ação cultural da Embaixada Francesa, Christine Masson, foi debatida a possibilidade de adaptar o curso multidisciplinar “Arte e Ciência do Movimento”, oferecido pela Universidade de Borgonha e desenvolvido por diversos países, para o Brasil. A ideia é utilizar a estrutura do Cead para que o curso seja oferecido no primeiro semestre do ano que vem para a UFJF, e distribuído para outras universidades no Brasil.