34113086271_e5d377c937_z

Primeira exposição da galeria traz trabalhos produzidos pela aluna de Jornalismo, Luiza Dias, durante o seu intercâmbio nos Estados Unidos. (Foto: Victor Marcelino)

A Galeria Mundi, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), receberá sua primeira exposição a partir da quinta-feira, 27, às 18h. A inauguração será com o projeto “Intercambiando”, uma série de trabalhos realizados durante o intercâmbio nos Estados Unidos da aluna Luiza Dias, da Faculdade de Comunicação, que cursou a disciplina de Artes na Colorado College, em 2015.

Essa é a primeira exposição em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (Procult) e o Instituto de Artes e Design. A Galeria Mundi é mantida pela DRI como espaço reservado para trabalhos relacionados a temáticas internacionais, sejam realizados por estudantes estrangeiros ou brasileiros ou, como no caso de Luiza, resultado do intercâmbio em outros países.

 

Por receber estrangeiros em várias modalidades de intercâmbio e enviar alunos para muitos países através do Programa Internacional de Graduação da UFJF (PII-Grad), que oferece bolsas de estudo, a DRI enxerga a manutenção da galeria como um espaço de possível retorno à comunidade, fruto do investimento público. A partir dela, alunos, professores e pesquisadores poderão apresentar suas manifestações artísticas, uma vez que a arte atinge todos os povos, culturas e etnias enquanto linguagem universal.

“Será um importante espaço na nossa instituição para divulgação dos trabalhos feitos em universidades parceiras fora do país. A inauguração da galeria abre outros espaços de interlocução e contribuem para expandir nossa visão de mundo, além de aproveitar e tornar visível um pouco da riqueza que é a experiência de intercâmbio universitário”, comentou a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert.

A aluna Luiza Dias conta que fazer intercâmbio era seu sonho desde criança e, assim que entrou na universidade, pesquisou sobre o assunto para torná-lo realidade. A aluna voltou dos Estados Unidos com uma bagagem de novas experiências acadêmicas e pessoais, adquiridas através dos desafios de estar em um lugar distante da sua cultura e língua natais.

A exposição só foi pensada depois que eu voltei. Enquanto eu produzia os desenhos, durante a aula de Artes, eu nem pensava nessa possibilidade. Cada desenho tinha um objetivo, como aprender algumas técnicas de luz e sombra. Quando todos os desenhos estavam prontos, eu notei que eles contavam a história do meu intercâmbio: para cada um deles, eu mostrava algo diferente que eu estava passando no momento de produção. A exposição conta o momento novo que eu estava vivendo, não só do intercâmbio, mas também do desafio de estar fazendo uma disciplina que não é da minha área”, lembra Luiza.

A Pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, conta que a exposição de Luiza tem caráter experimental: “A partir dela, nós vamos sentir com que frequência faremos trocas de exposições. O plano é de não envolver somente os alunos, como também os funcionários e professores que queiram contar suas experiências de intercâmbio”.

Para submeter propostas de exposições para a galeria, será divulgado um edital através da Procult, previsto para maio.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais