"É uma enorme satisfação receber este evento em nossa Universidade, pois ele cumpre inúmeros papéis importantes para o desenvolvimento dela", destaca David (Foto: Iago de Medeiros)

“É uma enorme satisfação receber este evento em nossa Universidade, pois ele cumpre inúmeros papéis importantes para o desenvolvimento dela”, destaca o reitor (Foto: Iago de Medeiros)

Com o objetivo de debater a economia de baixo carbono no século XXI, alunos, professores e profissionais da área de Engenharia de Produção, se reuniram na última quinta-feira, 20, para cerimônia de abertura do XIII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro), na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A solenidade contou com a participação de representantes de instituições da área de Engenharia de Produção locais, regionais e nacionais e do reitor Marcus David.

“É uma enorme satisfação receber este evento em nossa Universidade, pois ele cumpre inúmeros papéis importantes para o desenvolvimento dela. Tem como ponto fundamental, a aproximação de outras instituições de ensino da cidade com a UFJF, além de dar a oportunidade de os alunos conhecerem mais o meio empresarial, trazendo experiências de pessoas que já atuam no mercado como troca de conhecimento”, destacou Marcus David.

Paralelamente à mesa de abertura, foi realizado workshop Design Thinkingcom o objetivo orientar os participantes quanto à resolução de problemas de forma criativa e dinâmica: “Buscamos gerar soluções satisfatórias de problemas em geral, seja no meio corporativo ou na vida social, pois procuramos utilizar ferramentas que desconstroem a realidade do problema, aproveitando as pessoas envolvidas para que possam, juntas, resolver a situação”, explica o CEO da OPT Soluções, Nuno Balhau, que ministrará a oficina até sábado.

designthinking2

Oficina de Design Thinking propôs a resolução de problemas de forma criativa e dinâmica (Foto: Iago de Medeiros)

Para a graduada em Engenharia de Produção pela UFJF, Renata de Sá e trainee na empresa MRS Logística, participar do curso vai além da aplicação de experiências no meio corporativo, auxiliando para o desenvolvimento de problemas também em outras áreas. “Espero conseguir pensar fora da caixa e sair um pouco da zona de conforto a que estamos acostumados: analisar tudo de forma empreendedora no dia-a-dia. Dentro do próprio ambiente empresarial, temos inúmeras dificuldades de pensar de forma diferenciada, e acredito que o workshop me ajudará a rever alguns aspectos no meu trabalho”, afirma Renata, que ao término da oficina, deverá apresentar no evento, junto com outros grupos, soluções para problemas distintos.

A professora do departamento de Engenharia de Produção e coordenadora do encontro, Roberta Pereira Nunes, explica que a escolha da temática do encontro,“A Engenharia de Produção e a Economia de Baixo Carbono”, surgiu da necessidade de se discutir aspectos importantes relacionados ao assunto: “O conceito de economia de baixo carbono consiste em reduzir a emissão de gases poluentes, principalmente, dióxido de carbono (CO²), e os gastos de energia durante os processos produtivos. E há uma carência em se pensar na economia de baixo carbono entre os profissionais da Engenharia de Produção da atualidade”, destaca.

Ao longo encontro, estão programadas mesas-redondas, palestras, minicursos, exposições de artigos e outras atividades extras, que contarão com a participação de empresas e profissionais egressos da UFJF para compartilharem seus cases práticos envolvendo o tema. A programação completa você confere no site do Emepro. A expectativa é de que mais de 300 pessoas participem das atividades durante esses três dias.

“As atividades extras são ótimas oportunidades para os alunos expandirem o networking, pois o encontro reúne no mesmo local estudantes, professores, profissionais da área e empresas, o que acaba por proporcionar uma intensa troca de experiências e conhecimento entre os mesmos. E, se bem aproveitado, principalmente por nós alunos, se torna um enorme diferencial na formação acadêmica e no currículo”, destaca o estudante de Engenharia de Produção, Thierry Esteves, e coordenador estudantil do Encontro.

Plantio de árvores

A fim de reduzir os gastos de energia do próprio encontro, em janeiro deste ano, os organizadores e alguns participantes plantaram mais de duas mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no campus da UFJF. “Um dos pilares do baixo carbono é poupar as fontes de energia do planeta. Ao plantarmos árvores, compensamos a energia que gastamos durante o Emepro”, explica a professora Roberta Pereira Nunes.

Para o estudante Thierry Esteves, “a importância da discussão do tema da economia de baixo carbono está principalmente na necessidade, cada vez maior,  de melhora dos processos produtivos a fim de reduzir os impactos ambientais, não só por parte dos alunos de Engenharia de Produção, mas por parte de todos”.

Outras informações:  XIII Emepro ou pelo telefone (32) 2102-3416.