O workshop “Grandes nomes do Design, Decoração e Arquitetura” reunirá renomados arquitetos e designers da alta decoração, dia 27, no Teatro Solar, das 9h às 18h. O evento, aberto ao público em geral, contará com a presença do arquiteto Índio da Costa, um dos mais conceituados nacional e internacionalmente. Entre os convidados, está o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Frederico Braida. Ele trabalha nas áreas de Arquitetura e Design, relacionando ambas com a cultura digital, e participará da  abertura do evento.

O docente explica que o setor de design de interiores e decoração tem apresentado grande importância na economia da cidade, nos últimos anos. “Juiz de Fora já vem dando sinais de consolidação da área de arquitetura e design de interiores, em vários segmentos: formação acadêmica, ampliação de profissionais capacitados e de mão-de-obra especializada e ampliação das lojas e da oferta de bens no comércio local. Nesse ponto, o evento contribuirá para fomentar o debate sobre arquitetura e design de interiores da cidade”. A visibilidade do setor torna a realização do evento uma oportunidade para os profissionais locais estarem próximos do que tem sido produzido no âmbito nacional.

Para os alunos de Arquitetura e os interessados em design de interiores, o Workshop promoverá uma discussão mais aprofundada sobre a alta decoração e suas tendências atuais.  “O evento possibilitará, aos alunos, uma imersão no tema. Em apenas um dia de evento, eles tomarão contato com diferentes abordagens e visões sobre design, decoração e arquitetura. Acredito que a principal contribuição do evento será trazer um olhar contemporâneo sobre a prática profissional sob a perspectiva de grandes nomes”, salienta o professor convidado, Frederico Braida.

Durante o evento, o arquiteto Índio da Costa  autografará seu livro “Ar como Arquitetura”. Ele se formou em arquitetura em 1960, pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como urbanista na Prefeitura do Rio de Janeiro, até inaugurar seu próprio escritório. Desde então criou inúmeros projetos arquitetônicos públicos e privados, como a sede do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), localizado na Serra dos Órgãos (RJ), e o Sesc Madureira. Foi  premiado duas vezes pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e, em  2006, recebeu a Comenda Oscar Niemeyer, por sua contribuição para a arquitetura brasileira. O arquiteto define sua obra como intuitiva. “As características e necessidades vão me induzindo na hora que faço um projeto,”afirmou.

Também estarão presentes no evento os profissionais: Paulo Alves, Pedro Mendes, Bruno Faucz, Daniela Ferro e o designer juizforano, Rogério Mascarenhas. Os ingressos se encontram a venda no site. O Workshop está sendo produzido pelas lojas Mobiliário e Dommanni e pela Mais comunicação.

Mais informações: Workshop Grandes nomes do Design, Decoração e Arquitetura