Capa da Revista Educação em Foco (Image: Divulgação)

A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai publicar a próxima edição da Revista Educação em Foco, contendo o dossiê científico “Trajeto das Africanidades em Educação”, organizado pelo diretor de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Julvan Moreira de Oliveira. A revista foi premiada, juntamente com outros sete periódicos, no concurso nº1/2016 da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) – instituição da Universidade Federal de Goiás (UFG), ligada ao Ministério da Educação. Os editores estavam aguardando o repasse do recurso obtido com o prêmio para a publicação de 300 exemplares da revista pela Editora UFJF.

O dossiê conta com artigos sobre africanidades nos diversos campos, como Química, Matemática, Filosofia, Educação Infantil e outros, com autoria de pesquisadores de estados como Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, além de trabalhos de universidades do exterior, como a Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, a Universidade Pedagógica de Moçambique e a University of Texas at Austin (EUA).

“As africanidades estão no centro de minhas pesquisas e estudos. Elas são compreendidas por mim na complementação das definições dadas por dois pesquisadores: ‘o conjunto dos traços culturais comuns às centenas de sociedades da África subsaariana’, como define o antropólogo Kabengele Munanga, e ‘as raízes da cultura brasileira que têm origem africana’, para a educadora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva”, afirma o professor.

Como explica o diretor de Ações Afirmativas, os trabalhos contribuem “para uma reflexão sobre nossa prática educacional, especialmente na área da Educação das relações étnico-raciais”.

Segundo o pesquisador, há, na academia, um desconhecimento sobre a forma de pensar e sobre a cosmovisão de mundo fundada nas cultura mítico-filosófica africana. “Os estudos que estão presentes nas universidades brasileiras têm suas raízes no ocidente. Nesse sentido, outros valores civilizatórios, como os africanos, são excluídos da Filosofia, da Psicologia, da Física, da Matemática, da Biologia, etc. O pensamento africano é considerado apenas na Etnografia e, em raríssimos casos, na Sociologia e na História”.

Para o autor, a premiação serve como incentivo para que o universo acadêmico se debruce sobre o tema. “Nossa conclusão é que a obra possa ser uma contribuição nos pouquíssimos trabalhos que existem nessa área, principalmente para aqueles que realizam estudos e desenvolvem pesquisas no campo da Educação”.

A Revista Educação em Foco também está disponível online. Trata-se de periódico da área de Educação que procura incentivar o debate acadêmico, publicando artigos de diferentes aportes teóricos, com temas ligados a vários campos do conhecimento educacional, em sintonia com os debates que acontecem no meio acadêmico nacional e internacional. A Revista, que em 2012 passou a ter três números por ano, é um órgão oficial da Faculdade de Educação e ligada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFJF, produzida ininterruptamente desde 1996.

Outras informações: Programa de Pós-graduação em Educação