Com o objetivo de integrar os alunos brasileiros e de outros países, a partir da promoção de cursos de curta duração, com aulas em português, mas, principalmente, em línguas estrangeiras, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará em julho a primeira edição do Global July. Para os interessados em realizar inscrições para um dos cursos oferecidos, o período está aberto até o dia 1º de junho.

Até o momento, são 21 opções de cursos em diferentes áreas, como: Neurociência; Marketing básico e internacional; Ética, política e questão social na América Latina;  Português; Literatura e Direito.

As aulas serão ministradas por professores da UFJF e convidados estrangeiros entre os dias 3 e 31 de julho. A carga horária dos cursos varia, podendo ser de quatro até 60 horas. Para se inscrever, alunos da graduação e pós-graduação, locais ou estrangeiros, devem acessar o site do programa e preencher o formulário online. Após a participação, os estudantes poderão aproveitar as horas dos cursos para flexibilização curricular.

A organização do evento prevê que será aberta uma segunda chamada de cursos ainda em abril, com mais aulas ministradas por professores estrangeiros. Fique atento! Enquanto isso, a lista com todos os cursos disponíveis pode ser encontrada aqui.

Marketing para iniciantes

Um dos cursos que será oferecido é o de Marketing Básico, ministrado pelo professor Danilo de Oliveira Sampaio, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF. As aulas serão todas em inglês, como mais uma forma de intercambistas da universidade terem acesso às aulas de diferentes conhecimentos em outro idioma, além das já ofertadas pela Universidade.

Para se inscrever, não são necessários conhecimentos prévios. “Como são alunos de diferentes áreas e conhecimentos, vamos passar, do ponto de vista da administração e da gestão, o conceito de marketing que as organizações devem se apropriar e como as pessoas vão trabalhar esse conceito no dia-a-dia das empresas”, conta o professor Danilo.

Com caráter mais técnico do que teórico, o professor propõe o desenvolvimento de atividades práticas para aplicar os conceitos aprendidos e dinâmicas para movimentar a turma, determinando as principais características do marketing que se diferenciam da propaganda.

Matemática e cinema

Originado a partir de uma defesa de mestrado sobre o Cinema e Matemática na formação inicial de professores, o projeto Cinemática, iniciado no primeiro semestre de 2016, também terá a sua versão dentro do Global July.

O professor Marco Aurélio Kistemann organizou o curso para discutir o consumo e a ética a partir de obras cinematográficas. Em cada encontro, os participantes irão assistir a um filme e, no segundo momento, debaterão sobre os principais tópicos do filme.

“A proposta é de aproximar as pessoas do cinema como uma forma de crítica social, não só entretenimento. E mais: inserir na matemática financeira contextos culturais e sociológicos, para refletir sobre o consumo”, explica Kistemann.

O professor acredita que o Global July irá promover uma aproximação na Universidade. “A grande sacada desse projeto é promover a inclusão da comunidade interna e abrir as portas para outros alunos de outros países poderem compartilharem experiências, novas linguagens, novas formas de fazer e de conhecimentos”.

Outras informações: (32) 2102-6929 – Diretoria de Relações Internacionais