DSC_0068

Exposição fotográfica “Olhares Marroquinos” foi executada pelo estudante da UFJF Leonardo Bruno Barbosa durante uma viagem para o Marrocos no período em que estava Programa de Intercâmbio Internacional da UFJF. (Foto: Leonardo Bruno Barbosa/Divulgação)

Acontece no próximo sábado, 16, a exposição fotográfica “Olhares Marroquinos”, de Leonardo Bruno Barbosa, aluno do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra, que busca evidenciar a relação conflituosa entre o povo marroquino e os turistas, será sediada na Casa Mágica, e será aberta às 17h.

Autor das obras, Barbosa foi contemplado com uma bolsa do Programa de Intercâmbio Internacional da UFJF (PII-Grad) entre agosto do último ano e fevereiro de 2017. Foi durante esse período, estudando no curso de Sociologia da Universidade de Salamanca, na Espanha, que o universitário teve a oportunidade de viajar para o Marrocos, onde a ideia para a mostra manifestou-se: “Eu sabia que nesse país eu queria explorar seu território por meio da fotografia, mas foi no local que a ideia de registrar o incômodo, o olhar de indignação das pessoas, que já se encontram fartas dessa situação, surgiu”, aponta.

3 Confronto-2-2

A ideia do estudante era captar a relação entre as pessoas locais e viajantes, que não medem esforços para conseguir os melhores registros fotográficos. (Foto: Leonarndo Bruno Barbosa/Divulgação)

A exposição, que conta com 58 fotografias registradas nas cidades de Marrakech, Fès, Chefchaouen e outros povoados, analisa o direito de uso de imagem de pessoas. O artista destaca que a concepção para a mostra surgiu a partir de questionamentos a respeito da relação entre as pessoas locais e viajantes, que não medem esforços para conseguir os melhores registros fotográficos. “Essa situação desencadeia um processo de extremo incômodo para aqueles que estão sob a mira de uma lente enquanto vivem sua trivialidade do dia a dia”, pontua o autor da exibição.

Barbosa relembra ainda que a dinâmica do contato com os nativos do país apresentava um conflito permanente: “No caso de uma das imagens que eu registrei, dois policiais vieram falar comigo, cobrando-me explicações sobre a minha atitude de fotografar uma mulher”. Apesar do acontecimento, o estudante salienta que na maioria das vezes era através do olhar que ele percebia a situação de incômodo dos retratados, de onde inclusive surgiu o nome “Olhares Marroquinos”.

Além disso, o artista completa que as fotografias foram registradas entre o período de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017 e se caracterizam como uma autocrítica. Barbosa comenta que a experiência no país o fez rever o modo como utilizava a imagem de pessoas em seu trabalho. “Foi como um aprendizado, um respeito a esse povo já tão desgastado pela busca incessante dos turistas em captar algo peculiar na vida de quem está trabalhando”. 

A exposição pode ser visitada no próximo sábado, 16, a partir das 17h na “Casa Mágica”, Rua Cesário Alvim, n°421.  

Outras informações:
(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais