Reunião do reitor com o Conselho Gestor da UFJF-GV

Os cortes orçamentários para o ano de 2017 e as recentes reuniões da Administração Superior com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e com a Prefeitura de Governador Valadares foram pautas da reunião do reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Marcus David, com o Conselho Gestor do campus avançado, nesta terça-feira, 11.

O reitor explicou que a previsão de despesas da Universidade para 2017 está na ordem de R$ 101 milhões, no entanto a destinação de recursos pelo Ministério da Educação (MEC) tem valor aproximado de R$ 66 milhões, 65% do total necessário. Além da queda no valor do orçamento frente ao ano anterior, os decretos de contingenciamento de gastos anunciados na semana passada preveem novo corte de 20% no orçamento do MEC. Ou seja, 20% dos R$ 66 milhões seriam bloqueados, restando cerca de R$ 52 milhões.  Segundo Marcus David, para o campus de Governador Valadares, o orçamento para custeio sofreu redução de R$ 15 milhões para R$ 12,3 milhões.

Marcus David explicou também que realizou importantes reuniões com a Sesu na primeira semana de abril, em Brasília, e com a Prefeitura de Governador Valadares na segunda-feira, 10, em busca de garantias que possibilitem condições adequadas de infraestrutura para a UFJF-GV. “Esta minha vinda serviu para realizarmos encontros importantes frente os grandes desafios que o campus vem enfrentando.  Mas cabe ressaltar o forte empenho e mobilização da Administração Superior junto à comunidade de Governador Valadares para conseguirmos superar todas  as dificuldades e viabilizar aqui o nosso sonho de implantar o campus de uma Universidade Federal com a qualidade que a região merece.”

Acompanhado pela vice-reitora, Girlene Silva, e pela pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmem Simões Cardoso de Melo, o reitor participou ainda de dois momentos especiais do campus avançado: a recepção aos calouros e a segunda colação de grau da UFJF-GV. “Receber calouros e formar novos estudantes é a grande razão de ser da nossa universidade”, destacou Marcus David.

Para a vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, estar em Governador Valadares é sempre motivo de grande satisfação. “Tenho a certeza de que estamos fortalecendo a nossa relação institucional para pensar a implantação desse campus em sua plenitude, garantindo melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade acadêmica. Esta vinda a Governador Valadares me mostrou muitos desafios, mas eu volto para Juiz de Fora feliz por fortalecer esta relação e emocionada por assistir a colação de grau dos nossos formandos da UFJF-GV.”