Fotografia-Lyfestyle-feminina-de-Anackcimandra_2015_Foto-de-Letícia-Amorim_web

A mostra pode ser visitada até o próximo dia 21 (Foto: Letícia Amorim)

“Feminitude: Eu-mulher de mim” é o tema da exposição em homenagem às mulheres empreendedoras que será inaugurada na terça-feira, dia 11, às 20h30, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mostra, assinada pela fotógrafa Letícia Amorim, apresenta fotografias de mulheres que se destacam por suas histórias de vida e atuação no mercado de trabalho. As visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, até o dia 21 deste mês. A entrada é gratuita.

Retrato de mulher

A exposição reúne fotografias seguindo a proposta Lifestyle – registro de pessoas como elas são, de forma natural e autêntica. Dos clicks da fotógrafa surgem perfis de oito mulheres que se destacam no empreendedorismo criativo, em diversas funções. “São mulheres comuns que fazem história com suas atitudes, conscientes de seu ser como atuantes no mercado de trabalho; mulheres independentes com uma espiritualidade forte para encarar a vida e as opiniões alheias, que me inspiram quanto mulher, representando vivências de diversas personagens femininas dos nossos dias, que se descobriram e propuseram um sentido para suas vidas”, ressalta Letícia.

Amparada em sua experiência como pintora, ela vê na fotografia novo suporte para expressar sua arte que traz o universo feminino como fonte de inspiração. Essa é a terceira vez que seus trabalhos são exibidos no Forum da Cultura. Em 2006, quando era estudante do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, participou da coletiva “Os limites entre artes e design”, juntamente com Wanessa Dôse. No ano seguinte, estreou a individual “Páginas abertas”, com obras que refletiam sobre o papel da mulher na pintura e na sociedade.

A artista

Letícia Amorim é fotógrafa, empreendedora, artista plástica e designer gráfica. Possui bacharelado e licenciatura em Educação Artística e especialização em Moda, Cultura de Moda e Arte pela UFJF. Também possui graduação tecnológica em Design Gráfico pelo Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora.

Candanga de traços juiz-foranos, vinda de família de artistas vê-se na arte como paixão e trabalho, e interesse pelos gêneros sociocultural e artístico no uso de diversas experimentações técnicas. Participou de diversas exposições em Juiz de Fora e em outras cidades e também atuou como monitora e recreadora em projetos sociais em instituições da Rede de Saúde Mental e como professora em projetos voltados para a área de Educação.

A Galeria de Arte

Localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)