Enem 2015 Foto Géssica Leine

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro (Foto: Géssica Leine)

Com todas as regras e modificações desta edição, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira,10. A finalidade principal do Exame é a Avaliação do Desempenho Escolar e Acadêmico ao fim do Ensino Médio. A prova passa a ser realizada em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro deste ano. As inscrições serão feitas entre os dias 8 e 19 de maio, exclusivamente pela página do participante. A UFJF utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do Enem, para o preenchimento de cerca de 70% de suas vagas.

Outra novidade desta edição dispõe que a redação passa a ser aplicada no primeiro dia de provas, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Os locais de provas serão informados no cartão de confirmação da inscrição, que estará disponível também na página do participante. As provas serão realizadas em todas as Unidades da Federação. A abertura dos portões ocorrerá às 12h, e fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. Para a realização do exame, é obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto nos dois dias.

O participante menor de 18 anos que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2017 não poderá usar os resultados do Enem para ingressar na Educação Superior ou em processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho. Ele deve estar ciente de que seus resultados destinam-se exclusivamente à autoavaliação de conhecimentos.

O candidato com necessidade de atendimento especializado ou específico deve informar, no ato da inscrição, a condição que justifica seu atendimento e a solicitação de recursos necessários. O atendimento especializado é destinado a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia. Já o específico é para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica. O participante travesti ou transexual que desejar atendimento pelo nome social poderá solicitá-lo na página do participante, do dia 29 de maio ao dia 4 de junho para análise e deferimento e deve dispor de documentos comprobatórios da condição.

O valor da inscrição passa a ser de R$ 82, e o pagamento pode ser efetuado até o dia 24 de maio. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2017; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); estudantes que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que atendam às exigências do edital.

Se o estudante que obtiver a isenção do pagamento da taxa, exceto o aluno concluinte do ensino médio em 2017, não comparecer para a realização das provas nos dois dias de aplicação e desejar solicitar nova isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2018 deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2018.

Outras informações: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)