Estão abertas as inscrições para credenciamento de docente permanente, colaborador e visitante no Programa de Pós Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG – ACL) do Instituto de Artes e Design da UFJF. As regras para participar do credenciamento podem ser conferidas no edital, e o prazo para envio da documentação vai até o dia 24 de abril, através do e-mail mestrado.artes@ufjf.edu.br .

Para se credenciar como docente permanente é preciso ser professor doutor do quadro permanente da UFJF, que cumpra ativamente 40 horas semanais com dedicação exclusiva, ou aposentado, e ter algum vínculo funcional-administrativo com a Universidade. Excepcionalmente, docentes com bolsas de fixação em agências federais ou estaduais de fomento, ou que tenham permissão para atuar como docente do Programa, também podem realizar a inscrição para docente permanente. Já para se credenciar como docentes colaboradores e visitantes é necessário apenas ser professor doutor.

Contudo, para as três categorias, o candidato precisa estar desenvolvendo pesquisas acadêmicas, e ter uma produção acadêmica, seja ela bibliográfica ou artística, que sejam compatíveis com a Área de concentração e as linhas de pesquisa do Programa, sendo elas Arte, Moda, História e Cultura; Cinema e Audiovisual e a linha de Estudos Interartes e Música. Além disso, o docente deve possuir o índice de produção acadêmica com, no mínimo, quatro produções incluindo os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, podendo ser quatro bibliográficas, ou duas bibliográficas e duas artísticas, tendo como base o Qualis Capes da área de Artes/Música. Também deve apresentar uma conclusão de orientação de graduando bem sucedida.

Ao se inscrever, o candidato deve enviar para o e-mail mestrado.artes@ufjf.edu.br o seu projeto de pesquisa para o período de 2017-2020, indicando a linha de pesquisa que pretende desenvolvê-lo, e o Currículo Lattes atualizado com comprovantes da produção no período de 2013-2016. Os candidatos que tiverem artigos aceitos, devem anexar o comunicado da revista, e os que têm possibilidade de intercâmbio científico com outros centros de estudos devem apresentá-la. Todos os documentos devem estar em PDF.

Os resultados serão divulgados até o dia 28 de abril na página do Programa. Os professores de outros departamentos da UFJF ou instituição de ensino que tiverem seu credenciamento deferido, deverão apresentar uma cópia da Ata de liberação para atuar no PPG- ACL.

Outras informações: Programa de Pós Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG – ACL)