Com o objetivo de discutir a formação em Psicologia no que diz respeito aos temas da diversidade sexual e de gênero, o Núcleo de Pesquisas e Práticas Sociais em Psicologia Social, Políticas Públicas e Saúde (PPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – Seção Juiz de Fora (CRP-MG/JF) organizam a mesa redonda “Diversidade sexual e de gênero: contribuições da Psicologia”. O encontro acontece na próxima segunda-feira, 10, às 17h30, na Subsede Sudeste (Av. Barão do Rio Branco, 2001 – Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail sudeste@crp04.org.br com nome completo, telefone e profissão até o dia do evento.

A mesa contará com a participação das palestrantes Brune Brandão, mestra e doutoranda pela UFJF e psicóloga do Grupo de Apoio a pessoas Trans (VisiTrans) e Dalcira Ferrão, conselheira secretária e coordenadora da Comissão Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG. A palestrante Brune irá abordar como a psicologia, enquanto ciência e prática, pode definir quais corpos e práticas são considerados como normais ou patológicos a partir de uma concepção biológica de gênero de sexualidade.

Bruner Foto Twin Alvarenga

“As produções de identidades são plásticas e atravessadas por vetores sociais que elegem alguns sujeitos como legítimos e outros não”, diz Brune Brandão, uma das palestrantes (Foto: Twin Alvarenga)

Sobre quais seriam as contribuições da psicologia para a diversidade sexual e de gênero, Brune acredita que a área pode “contribuir ao reconhecer a pluralidade das expressões de orientação sexual e de identidade de gênero, para além dos modelos binários, naturalizados socialmente como homem/mulher e heterossexual/homossexual. Ela observa ainda que esse aporte “ressalta como as produções de identidades são plásticas e atravessadas por vetores sociais que elegem alguns sujeitos como legítimos e outros não.”

Além de discutir a atuação profissional de psicólogos, a mesa também promoverá discussão referente às normativas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre o atendimento a pessoas LGBT. De acordo com a integrante da organização do evento e coordenadora do Grupo de Trabalho de Gênero e Sexualidade do CRP-MG/JF, Daniele Trindade Mesquita, questões como a resolução 1/99 do CFP, de março de 1999, que proíbe os psicólogos de tratarem a homossexualidade como desvio e que foi reivindicada por meio de ações, como o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 539/16, do deputado Pastor Eurico, estarão em pauta.

Segundo Daniele, a ideia do encontro também é divulgar o Grupo de Trabalho de Gênero e Sexualidade, que irá promover discussões e capacitar profissionais e estudantes para questões relacionadas à sexualidade e ao gênero na atuação do profissional. O público-alvo inclui estudantes e profissionais de psicologia. As atividades do GT terão início no próximo mês de maio, com frequência nas primeiras terças de cada mês, com horário ainda a definir.

Outras informações: (32) 3215-9014 (Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – Seção Juiz de Fora)