mestrado matemática

Rosane Cordeiro Rafael defendeu a dissertação “Cálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não-aprovação” no último dia 5, na UFJF

Discutir o alto índice de reprovação na disciplina de cálculo 1 e a evasão dos alunos nos cursos de exatas e questionar o que as universidades estão fazendo para reduzir esse número. Essas foram as problematizações despertadas na dissertação da mestranda Rosane Cordeiro Rafael, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.

Para realização da pesquisa, Rosane acompanhou o trabalho de quatro instituições, duas públicas e duas privadas, situadas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Nessas universidades, foram feitos levantamentos para saber que opções elas oferecem para auxiliar os alunos diante da disciplina. “Foi constatado que algumas instituições disponibilizam atividades como: disciplinas preparatórias, monitoria, aulas extras, minicursos, laboratório de cálculo e atividades estruturadas. E há ainda, uma diferença entre a quantidade de intervenções propostas pelas universidades públicas e privadas.”

A partir dessa constatação, a pesquisadora começou a averiguar se as atividades estavam surtindo algum efeito. “Foi visto que as disciplinas preparatórias que não eram obrigatórias eram pouco procuradas por serem consideradas pouco interessantes. Também verificamos que as monitorias são mais procuradas às vésperas de prova. Então, acaba não cumprindo a proposta que é acompanhar o aluno. Portanto, foi visto que cada situação oferecida tinha uma peculiaridade.”

Apesar dos casos apresentados, segundo a mestranda, nas instituições que foram coletados mais dados, ficou evidente que os índices de reprovação e evasão diminuíram após o uso das intervenções. No entanto, não se pode dizer que aumentou o nível do aprendizado.

Para o professor orientador, Marco Antônio Escher, a pesquisa alcançou os objetivos propostos, pois os métodos previstos foram cumpridos e é um tema importante para mostrar o comportamento das universidades diante dos altos índices de reprovação em cálculo.

Contatos:
Rosane Cordeiro Rafael (mestranda)
Rcrafael2012@gmail.com

Prof. Dr. Marco Antônio Escher (orientador)
escher@ice.ufjf.br

Banca Examinadora:
Marco Antônio Escher (UFJF)
Amarildo Melchiades da Silva (UFJF)
Wanderley Moura Rezende (UFF)

Outras informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática