Programaçao

Entre as atividades previstas, distribuição de kits de boas-vindas e programação musical 

O campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se prepara para receber cerca de 350 calouros na próxima segunda-feira, 10. A recepção acontece no campus II da Univale, em dois períodos: entre 9h e 11h30, no Auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva; e entre 14h e 19h, nos Auditórios B e C. Os novos estudantes devem estar atentos à programação do início do primeiro semestre acadêmico de 2017.

O evento contará com a presença do reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, juntamente com pró-reitores, equipe da direção do campus avançado, representantes dos servidores técnico-administrativos, além do Diretório Central dos Estudantes e Diretórios Acadêmicos. Será o primeiro momento para que os novatos possam tirar dúvidas sobre os serviços da Universidade, as oportunidades de ensino e apoio estudantil – além de permitir a integração com os veteranos, professores e técnico-administrativos da Instituição.

Segundo a gerente de Graduação e Apoio Estudantil Sibele Aquino, as atividades envolvem os diversos públicos que compõem a UFJF. “Dessa forma, a intenção é promover uma abordagem geral sobre temas de importância nesse período acadêmico, bem como incentivar o contato e a integração entre os calouros”.  Também estão programados Jogos de Integração na Praça de Esportes, com participação das atléticas dos cursos da UFJF-GV.

O servidor do Setor de Planejamento da UFJF-GV, Leonardo Alexandrino, será responsável pela apresentação da Universidade aos calouros. Ele conta que a conversa tem como objetivo orientar as principais demandas dos recém-chegados, “com relação ao uso do Siga, o primeiro acesso, as principais funções disponíveis no sistema, o uso dos canais de atendimento como a Central, as secretarias, a Cdara, e os demais serviços prestados aos alunos. São informações necessárias nesse início, que já dão um norte, uma orientação aos calouros”.

Além dos momentos de conversa e apresentação, a programação conta com o Almoço com Cantoria, oportunidade para incentivar práticas culturais e o contato entre calouros e veteranos. “A diversidade das atividades foi pensada de modo a oferecer um maior número de informações e momentos de interação aos estudantes. Essa acolhida da Universidade é desenvolvida semestralmente para garantir um bom início de atividades e vida acadêmica aos nossos alunos”, comenta a produtora cultural da UFJF-GV, Lucia Gomides.

A programação inclui também uma palestra sobre a “Ansiedade de quem sai de casa”, ministrada pelo psicólogo da UFJF-GV, Lucas Nápole, e o lançamento da sexta edição da Gincana Solidária – ação tradicional no campus, que arrecada alimentos, produtos de limpeza e promove doações de sangue entre os calouros. A atividade beneficia entidades filantrópicas de Governador Valadares. Todos os calouros presentes receberão ainda um kit da UFJF.

Graduandos em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas colam grau

Enquanto mais de 300 novos estudantes chegam à UFJF-GV, oito alunos irão concluir a graduação, em cerimônia de colação de grau, a ser realizada também no dia 10 de abril (segunda), às 19h, no Auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, na Univale. Oito graduandos dos cursos de Ciências Contábeis (três) e Ciências Econômicas (cinco) receberão seus diplomas após o evento.

Programação da recepção aos calouros

Local: Auditório Hermírio Gomes da Silva – Univale

9h – Recepção, com entrega dos kits aos calouros e apresentação musical

9h30 – 10h – Lançamento da gincana solidária

10h – 10h15 – Fala do Diretório Central dos Estudantes

10h15 – 11h – Palestra “a ansiedade de quem sai de casa” – psicólogo Lucas Nápoli

11h – 11h15 – Apresentação da cidade de Governador Valadares – Yanka Rocha – natural de GV, estudante do curso de fisioterapia e membro do Diretório Acadêmico

11h15-12h – Apresentação da UFJF-GV – Leonardo Alexandrino – técnico-administrativo do setor de planejamento e estudante do curso de ciências econômicas

12h – 13h30 – Almoço com cantoria no Restaurante Universitário da Univale

Local: Auditórios B e C – Univale

14h – 14h30 – Fala da Gerente de Graduação, Sibele Aquino

14h30 – 16h – Falas do reitor, do diretor do campus de GV e pró-reitores

17h – 19h – Jogos de integração

Outras informações: Campus Avançado de Governador Valadares