(Foto: Luiz Carlos Lima)

Programação inclui mesas de debate, minicursos, oficinas e atividades culturais (Foto: Luiz Carlos Lima)

Refletir em como levar a academia para fora da Universidade é a pauta da “VII Semana de Letras – A Letras para Além do Lattes”, organizada pelo Centro Acadêmico Murilo Mendes (C.A. Letras), da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento teve início na última segunda-feira, dia 3, e vai até sexta-feira, 7.

Na programação, há mesas de debate, minicursos, oficinas e atividades culturais. Os temas são variados: Feminismo Negro, Psicolinguística, Dramaturgia e Cinema Italiano entre outros. Segundo o membro do C.A., Pedro Henrique Costa Mariano, a intenção foi atrelar temáticas externas ao que é visto em sala de aula.

“A gente escolheu baseado no que faz parte do nosso currículo. Tem minicursos de Estudos Clássicos, Estudos de Línguas, Estudos de Literatura, conciliados com áreas do cotidiano. Vamos ver o Feminismo nos Estudos Clássicos. Nos Estudos de Literatura, vamos ver literaturas periféricas que não são bastante estudadas, como a Literatura Indígena, a Literatura Negra. Oferecemos, também, introduções a línguas que não fazem parte do currículo da Faculdade, como alemão ou russo.”

Os organizadores pretendem fomentar entre os alunos, o anseio de levar à sociedade, o que é aprendido no curso. “A nossa gestão do C.A. percebeu que na Faculdade de Letras, as pessoas são bem concentradas no Lattes, na coisa acadêmica. E não pensam em como a gente pode levar a academia para fora da Universidade, para nossa vivência diária não ficar enraizada em nós mesmos e concentrada nessa produtividade de ter uma nota alta no Lattes, e sim, externar o que a gente aprende aqui”, avalia o membro do C.A., Pedro Mariano.

Ainda de acordo com Mariano, a Semana de Letras já é tradição na faculdade e é pedida pelos alunos: “Os alunos já esperam isso da Letras, já é algo que vem acontecendo uma vez por ano. Eles até cobram que tenha essa Semana, para eles poderem conhecer novas coisas. É assim que o curso é apresentado, o aluno tem a oportunidade de ver como pode trabalhar a sua graduação.”

As mesas de debate e os eventos culturais à noite são abertos para o público. Confira a programação completa da VII Semana da Letras

Outras informações:
(32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)