30578201362_b7022516b8_z

Nesta edição, o foco é trazer para o campus brincadeiras populares, como piques, queimada, peteca e bolinha de gude. (Foto: Luiz Carlos Lima)

O Domingo no Campus volta a ser realizado no próximo dia 9. O projeto oferece atividades culturais e de lazer para a comunidade juiz-forana. O evento é realizado duas vezes por mês, das 9h às 13h, na Praça Cívica da UFJF, e atende públicos de todas as idades.  

O evento é aberto ao público e tem como objetivo reunir pais, crianças e idosos. Nesta edição, o foco é trazer para o campus brincadeiras populares, como piques, queimada, peteca, bolinha de gude, etc., unindo pais e filhos em um mesmo propósito. As brincadeiras serão acompanhadas por professores de educação física.

O diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, destaca o crescente interesse de entidades em participar do Domingo no Campus e, também, “a oportunidade de poder proporcionar um ambiente de integração e interação para a comunidade de Juiz de Fora”. Já a coordenadora de Eventos e Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Ana Paula Dutra, ressalta “a felicidade em retomar o projeto em 2017, dentro do Programa Boa Vizinhança, demonstrando que a Universidade está de portas abertas para toda a comunidade, principalmente a do entorno, que, nos últimos anos, se sentiu excluída desse espaço de lazer”.

Os profissionais que trabalham na rede municipal de educação vão promover aulas de alongamento e ginástica para os idosos, buscando uma interação entre os participantes do projeto. Durante todo o evento, DJs e músicos vão animar o público. No palco, o som do DJ Pedro Paiva, do Coletivo Vinil é Arte; membros do Coletivo HipHopologia; e a cantora e nutricionista Tânia Bicalho, da Música Popular Nutritiva (MPN), que vai sortear brindes entre os participantes. Para aqueles que gostam de ouvir boas histórias, o Domingo no Campus vai receber o grupo Histórias e Canções.

Domingo no Campus

Desenvolvido durante o reitorado da atual deputada federal Margarida Salomão (1998-2006), este ano, o projeto está mantido em função dos recursos de emenda parlamentar da deputada.

Confira a programação completa:

9h: Abertura com DJ Pedro Paiva, do Coletivo Vinil é Arte;

10h: Show de Tânia Bicalho, da Música Popular Nutritiva (MPN);

10h30: Histórias e Canções, com as professoras Nilcea Braga e Paula Grazinoli;

11h às 13h: DJ, apresentações de rap e poesia com o Coletivo HipHopologia, sob a coordenação de Christiane Assis e André Luiz Gonçalves. Nos intervalos, o som fica por conta do DJ Pedro Paiva.

Atividades no campus (de 9h às 13h):

Para crianças até 3 anos: Exercícios manuais com materiais recicláveis (professoras Danuza Moraes e Úrsula Campos);

Para crianças de 4 anos em diante: Brincadeiras populares, como queimada, corda, piques, peteca, bolinha de gude, bete, entre outras (professores Moacyr dos Santos e Jerônimo Lopes).

Para a 3ª idade: Alongamento e ginástica, em sessões de 40 minutos de duração, com a professora Vanessa Campos (9h-9h40; 10h-10h40; 11h-11h40, e 12h-12h40).