mestrado química

Raiane Neves defendeu a dissertação “Desenvolvimento de Metodologia Eletroanalítica para a Quantificação de Filtros Solares em Cosméticos usando Eletrodos Modificados” no dia 21 de fevereiro na UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O trabalho de quantificar filtros solares em cosméticos foi a base da pesquisa da mestranda do Programa de Pós-graduação em Química, Raiane Aparecida Lopes Neves.  A acadêmica buscou o desenvolvimento de um método eletroanalítico no qual utilizou eletrodos modificados e técnicas voltamétricas para mensurar 3 substâncias nos cosméticos.

Foram analisados os seguintes filtros químicos: Benzofenona-3 (BZ-3), 4-metilbezilideno cânfora (MBC) e 4-metoxinamato-2-etilhexila (OMC). A partir desta avaliação, a pesquisadora procurou determinar a quantidade de cada substância nas amostras de cosméticos e concluir se os valores encontrados estão de acordo com o permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo Raiane, o interesse pelo tema surgiu com um desafio. “Trabalhar com analitos orgânicos era um grande desafio para mim e para meu orientador, visto que quando se falava em eletroquímica no nosso grupo de pesquisa NUPIS, era comum se trabalhar com metais. Assim, surgiu o interesse em analisar filtros químicos em amostras de cosméticos, sendo esta uma matriz complexa e muito comum à sociedade.”

De acordo com o professor orientador da pesquisa, Renato Camargo Matos, uma das novidades trazidas pelo estudo é a utilização de eletrodos de ouro e carbono vítreo modificados na quantificação destes filtros em amostras de protetor solar. Desta forma, é possível oferecer uma alternativa aos eletrodos de mercúrio, que são os mais usados neste tipo de trabalho.

Renato Camargo reforça a importância e a necessidade do uso do protetor solar e comenta sobre como a pesquisa pode contribuir com a sociedade. “A eficácia de um protetor solar está relacionada a sua formulação, sendo que seus componentes podem interferir no produto final, aumentando ou diminuindo o fator de proteção (FPS). Assim, é de extrema importância a análise química desses produtos para que se enquadrem nas normas delimitadas pela ANVISA.”

Por meio de resultados obtidos ao final da pesquisa, foi possível concluir que a concentração dos filtros UV BZ-3, MBC e OMC nas formulações dos filtros analisados estavam de acordo com a legislação vigente.

Contato:
Raiane Aparecida Lopes Neves (mestranda)
ane.quimicaufjf@gmail.com

Prof. Dr. Renato Camargo Matos (orientador)
renato.matos@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Renato Camargo Matos (orientador – UFJF)
Júlio César da Silva (UFJF)
Maiara Oliveira Salles (UFRJ)

Outras informações: ( 32) 2102-3309 – Programa de Pós-Graduação em Química