As atividades de recepção aos calouros continuam na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF elaborou uma gincana solidária, com o objetivo de integrar mais os alunos e, consequentemente, ajudar a quem precisa.

As turmas de calouros de todos os cursos foram convocadas a organizar arrecadação de diversos itens, doação de sangue e registro de medula óssea. Cada tipo de doação possui uma pontuação diferente, e a turma que tiver o melhor resultado ganhará uma viagem para Inhotim. A apuração será feita na sexta-feira, dia 7, com uma festa de confraternização encerrando o evento.

Segundo o DCE, os calouros são os responsáveis pela organização da coleta, mas a participação é aberta para todos os alunos do curso e, até mesmo, para pessoas de fora da Universidade. Além das bolsas de sangue e do cadastro de medula no Hemominas, os demais itens arrecadados serão enviados para o Abrigo Santa Helena e para o projeto Dona Cegonha.

“A gente entende que o calouro e a caloura já têm que ter um pontapé inicial na faculdade na forma mais amistosa possível, fazendo um contraponto à ideia do trote”, conta Arthur Avelar, presidente do DCE. Segundo ele, a gincana pretende mostrar aos calouros que os limites da Universidade vão além das paredes da sala de aula e da própria faculdade. “Os alunos vão competir, mas a ideia principal não é a competição, afinal não existe curso melhor que o outro. A ideia é fazer com que as pessoas se integrem dentro dos cursos e dentro da Universidade, com a oportunidade de conhecer pessoas dentro e fora do curso”, afirma Arthur. Para quem está entrando na UFJF, a ideia também é mostrar “que existe uma série de realidades diferentes, e a gente tem que ter compromisso como cidadãos”.

Para a organização da gincana o DCE contou com o trabalho dos Diretórios e Centros Acadêmicos (DAs e CAs) dos cursos, “sem a ajuda deles, isso seria impossível de acontecer”, diz Arthur.