A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta terça-feira, 4, a Primeira Reunião Técnica de Alinhamento promovida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) e pelo Circuito Turístico Caminho Novo (CTCN), em parceria com o curso de Turismo da UFJF. O evento, que contará com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Ricardo Faria, também envolve setores na cidade, é aberto ao público e ocorre das 13h às 15h30, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

“A presença do Secretário de Turismo de Minas Gerais na UFJF é um passo importante para o fortalecimento da parceria entre Universidade, Governo Estadual e Circuito Turístico Caminho Novo, do qual Juiz de Fora é parte. Trata-se do pontapé inicial para uma série de discussões e ações que vão acontecer a partir de amanhã”, afirma o professor do Departamento de Turismo da UFJF, Marcelo Carmo Rodrigues.

Ricardo Faria receberá representantes dos municípios que integram o CTCN, atualmente composto por Juiz de Fora, Santana do Deserto, Simão Pereira, Matias Barbosa, Santos Dumont e Mercês. No encontro, o secretário apresentará os novos projetos voltados para beneficiar as cidades inseridas dentro dos circuitos turísticos, com o objetivo de desenvolver a região, alavancar o fluxo de turistas, gerar emprego e renda e, consequentemente, projetar Minas Gerais como destino turístico no cenário brasileiro.

O secretário também fará uma apresentação  dos  programas  do  Estado  para  o  desenvolvimento  do  turismo nos municípios. Já o turismólogo da Diretoria da Regionalização e Descentralização da Política do Turismo da Setur-MG, Márcio Ribeiro, apresentará a palestra “A Setur-MG e a regionalização do turismo em Minas Gerais”. A gestora do Circuito Caminho Novo, Daniele Feyo, encerra a pauta com o tema “Gestão do Circuito Caminho Novo – desafios e perspectivas”.

Segundo o professor Marcelo Carmo Rodrigues, a participação da UFJF nessas discussões denota a centralidade da Universidade no desenvolvimento da Zona da Mata mineira: “Nesse cenário, a UFJF, por meio do curso de turismo, tem papel importante na formação da mão de obra crítica, além das atividades de pesquisa e extensão”, finaliza.

Programação

13h – Apresentação dos Programas do Estado para o desenvolvimento do turismo nos municípios, com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria

13h20 – Apresentação institucional sobre a Secretaria de Turismo de Minas Gerais, com o turismólogo Márcio Ribeiro
– Nova Estrutura da Secretaria de Turismo