mestrado comportamento animal

Camila de Carvalho Delmonte destacou que a reincidência de casos de intoxicação pelo uso de carrapaticidas, também foi um fator importante para iniciar a pesquisa (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Testar os efeitos da substância conhecida como timol sobre o carrapato vermelho do cão. Este foi um dos principais objetivos da dissertação de mestrado da acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Comportamento e Biologia Animal, Camila de Carvalho Delmonte. A pesquisa foi apresentada na última quinta-feira, 30, com o título “Avaliação da atividade carrapaticida do timol incorporado a duas formulações de uso tópico sobre estágios imaturos de Rhipicephalus sanguineus (Latreille, 1806) (Acari: Ixodidae).”

Segundo a pesquisadora, que também é médica veterinária, o interesse pelo tema surgiu através da recorrência de casos envolvendo carrapatos, tanto pelos danos diretos, que causam doenças, como a anemia e o estresse, quanto pela transmissão de agentes patogênicos na picada. A reincidência de casos de intoxicação pelo uso de carrapaticidas, também foi um fator importante para iniciar a pesquisa. “Há um grande interesse em desenvolver carrapaticidas mais seguros, tanto para os animais, para os tratadores e para o ambiente. Então, os carrapaticidas a base de extratos vegetais, são uma potencial solução para este problema”, destaca.

A partir disso, a mestranda visou avaliar a possibilidade da incorporação do timol numa formulação de uso tópico, para tratar cães infestados. “O timol tem bons resultados como carrapaticida, mas ainda não foi testado em nenhuma formulação, e isso é fundamental para que ele seja aplicado na rotina de tratamento de carrapatose.”

Além de causar um reduzido impacto ambiental, o timol de uso tópico é considerado de baixo custo e fácil aplicação. A substância está presente em diversos utensílios básicos, como enxaguantes bucais e sabonetes. Camila Delmonte revela que os resultados foram animadores, possibilitando abrir portas para novas pesquisas, para que futuramente, essa substância tenha uma aplicação prática em clínicas de pequenos animais.  

Contato:
Camila de Carvalho Delmonte (mestranda)
Camila_delmonte@hotmail.com

 Prof. Dr. Erik Daemon de Souza Pinto (orientador)
erik.daemon@ufjf.edu

Banca Examinadora:
Erik Daemon de Souza Pinto (orientador-UFJF)
Guilherme Diniz Tavares (UFJF)
Márcia Cristina de Azevedo Prata (Embrapa)

Outras informações: (32) 2102-3223 – Programa de Pós-Graduação em Comportamento e Biologia Animal