Público no evento

Mais de 700 congressistas inscreveram-se no encontro, que conta com 40 palestrantes. (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Centenas de profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde lotaram um dos salões do Hitz Plaza Hotel, no centro de Juiz de Fora, para a abertura do 11º Congresso do Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira. Realizado pela Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (Late) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento é considerado o maior da região sobre o tema.

Neste ano, mais de 700 congressistas inscreveram-se no encontro, que conta com 40 palestrantes. A diretora da Faculdade de Medicina (Famed) da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos, participou da mesa de abertura e celebrou o êxito da iniciativa. “O sucesso do evento se deve, em primeiro lugar, à natureza do assunto. Trauma e emergência são muito instigantes para o profissional da saúde. A outra questão é que havia uma falha sobre o tema na formação da medicina, especificamente, que levou estudantes e profissionais da saúde a procurar, pela Liga, essa formação fora da universidade. Ao longo do tempo, a bem da verdade, em função da existência da Liga, o curso de medicina passou a ter, em seu currículo, atividades relacionadas a trauma.”

O congresso visa complementar a formação acadêmica de estudantes de Medicina, Enfermagem e técnicos em Enfermagem, e busca atender interessados em adquirir conhecimento nas áreas de traumatologia e em emergências clínicas.

Para o professor do Departamento de Cirurgia da Famed, Gláucio de Souza, é preciso “despertar o interesse e a vocação dos alunos para atuar neste cenário tão relevante para a sociedade. Vale dizer que os profissionais desta área são os anjos da guarda da população, pois ela conta com esses profissionais para atuarem nos momentos mais delicados da vida dos indivíduos.”

As atividades do Congresso do Trauma e Emergência tiveram início na última quinta-feira, 30 e se estendem até o próximo sábado, 1º de abril. As ações, que são realizadas no campus da UFJF e no Hitz Hotel, envolvem atividades teórico-práticas como palestras, exposições de trabalhos acadêmicos e workshops.

Segundo o presidente da Late, Breno Sahb, a tradição do congresso o consolidou no cenário regional. “A cada ano, há um esforço contínuo dos organizadores que tornou o congresso o maior evento da região”, conclui.

Confira aqui a programação completa do 11º Congresso do Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira.

Outras informações: Liga Acadêmica de Trauma e Emergência