Cerimônia de graduação

Cerimônia contou com a presença de autoridades, empresários e familiares. (Foto: Carla Ramalho/UFJF)

Na noite de ontem, 30, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) junto à autoridades, empresários e seus familiares, celebraram a Cerimônia de Graduação de três empresas participantes do programa de Incubação do Centro. Após o desenvolvimento e amadurecimento adquiridos em contato com a Universidade, Bemmelhor, Imovi e Smarti9 iniciam um novo período no mercado comercial.

Um dos sócios da Smarti9, Diogo Fernandes, ressalta a importância do momento para as empresas: “É o encerramento de um ciclo e a graduação representa todo esse período de capacitações e crescimento que tivemos nos últimos anos, evidenciando que a incubação gera resultados e que hoje estão bem visíveis.”

Para o Gerente de Empreendedorismo da UFJF e responsável pela Incubadora de Base Tecnológica, Leonardo Frossard, o momento é de satisfação. “São em média três anos de trabalho com essas empresas, por isso, a Cerimônia de Graduação representa a coroação do resultado do trabalho de cada um dos empresários.” O gestor explica ainda que a Incubadora continuará o acompanhamento. “Além disso, por meio da iniciativa Condomínio de Empresas teremos a oportunidade de mantê-los por perto, usufruindo de capacitações, consultorias e do apoio do setor de Transferência de Tecnologia, fazendo a interação entre Universidade, pesquisadores e as empresas.”

Desafios do mercado

Na ocasião, os convidados puderam conhecer a história da Ortofarma, contada por um de seus fundadores, o professor da UFJF, Marcos Brandão. A empresa, que também participou do programa de Incubação do Critt UFJF, já exporta sua tecnologia para outros países. O pesquisador reafirma que a trajetória inovadora tem muitos desafios, mas essa jornada é igualmente prazerosa.

Para enfrentar a nova fase, os empresários continuarão contando com o apoio das famílias. Para Sebastião Fernandes, ver o amadurecimento da empresa do filho é recompensador. “É um dia muito importante para nós, pois participamos de todas as etapas desses anos, e ver o resultado da correria diária do meu filho e também dos outros sócios da Smarti9, é muito gratificante.”

Para o diretor comercial da Bemmelhor, Marcelo Alcênio, o horizonte é estimulante. “A expectativa da BemMelhor é muito positiva, mesmo com nosso país em crise. Hoje, já vendemos mais do que nós vendíamos a quatro anos atrás, mesmo com o recuo do mercado.” Ele explica ainda que a empresa está contente com o momento, com uma equipe e produtos mais fortes.

Já um dos sócios da Imovi, João Marcos Ferreira, comemorou a nova fase da empresa, apresentando os resultados atuais após o período de incubação. Agora com mais clientes, tecnologia e infraestrutura, “tudo isso aponta que estamos no caminho certo”, avalia ele.

A Incubadora de Base Tecnológica do Critt UFJF já graduou mais de 25 empresas e atua há mais de vinte anos no apoio e fortalecimento de micro e pequenas empresas, por meio do relacionamento com instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada.

Confira o álbum completo da cerimônia em: bit.ly/GraduacaoFotos

Outras informações: (32) 2102-3435 – Incubadora de Base Tecnológica