(Foto: Alexandre Dornelas)

Ministrados por profissionais do Samu, cursos abordaram principais formas de atendimento a vítimas (Foto: Alexandre Dornelas)

O contato com a prática médica em atendimentos de emergência foi tema do workshop, organizado pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Late), da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento, realizado na Praça Cívica da UFJF, faz parte da programação do XI Congresso de Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira, realizado entre os dias 30 de março e 1º de abril.

No curso, ministrado por profissionais do Samu, os estudantes foram divididos em cinco estações que abordavam diferentes situações do socorro médico de urgência: ABCDE do trauma, que instruiu sobre os primeiros contatos com a vítima; reanimação cardiopulmonar; imobilização em prancha; extricação em KED e Rautek (métodos de retirada de pessoas imobilizadas de dentro de veículos, conscientes e inconscientes, respectivamente), que são equipamentos que facilitam e garantem mais segurança à vítima em casos de acidentes; e carro batido.

Segundo o instrutor do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Christiano Vieira Leandro, as situações escolhidas são comuns no momento do atendimento. “Cada estação tem uma simulação de atendimento recorrente, como abordar a vítima de um acidente de moto, de uma colisão carro-carro ou carro-poste, e reanimação cardiopulmonar”.

Ainda de acordo com Christiano, o workshop tem grande importância para qualificar o atendimento médico .“É importante para capacitar o cidadão para prestar um serviço para população. Quanto mais gente capacitada, mais teremos um atendimento seguro nas ruas”.

workshop tem grande importância para qualificar o atendimento médico (Foto: Alexandre Dornelas)

Para o estudante de Medicina do campus Governador Valadares, Rafael Lobão, a instrução com profissionais do Samu amplia o conhecimento na área de atendimento básica. “É importante essa integração com Samu, pois é uma realidade cada vez mais próxima dos estudantes de Medicina com atendimento básico. Isso capacita os estudantes na hora de abordagem, podendo auxiliar as pessoas até na rua”, afirma.

Sobre o Congresso

Organizado anualmente pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergência (Late), o XI Congresso de Trauma e Emergência da Zona da Mata Mineira é voltado para estudantes das área de Enfermagem e Medicina. O evento tem como objetivo ampliar os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula nas áreas de traumatologia e emergência clínica, a partir de palestras, apresentação de trabalhos, discussões e workshops.

Para o estudante de Medicina e membro da Late Douglas de Almeida, o evento contribui para instruir os alunos sobre as diferentes situações na traumatologia. “No congresso aprendemos o que pode ser feito mediante situações de emergência, como agir nesses momentos e o que pode ser evitado para reduzir e tratar os problemas decorrentes do trauma”, conta.

A programação completa pode ser encontrada no site do congresso. Os interessados em participar podem se inscrever presencialmente no Ritz Plaza Hotel, durante os dias do evento.

Outras informações:

Liga Acadêmica do Trauma e Emergência da UFJF