doutorado Química

Aparecida Maria Simões Mimura ressaltou que a pesquisa pode contribuir como referência para outros estudos na área (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

A análise do material particulado presente na atmosfera em quatro pontos de Juiz de Fora e sua influência no clima da cidade foram objetos de estudo da tese de doutorado elaborada pela acadêmica Aparecida Maria Simões Mimura. Com o título “Estudo crítico de métodos de preparo de amostras de material particulado atmosférico para determinação de elementos-traço por espectrometria de absorção atômica” a pesquisa foi apresentada no último dia 23,  no Programa de Pós-Graduação em Química, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Durante o trabalho, a doutoranda instalou pontos de coleta nas avenidas Brasil e Itamar Franco, no Campus da UFJF e no Bairro Igrejinha. Segundo a pesquisadora, cada local escolhido possui uma particularidade. “As avenidas foram escolhidas devido ao fluxo de veículos, o bairro Igrejinha por causa da proximidade a fontes industriais e a UFJF por ser um ponto neutro”, explica.

Para analisar o material, a acadêmica utilizou métodos de elementos-traço e identificou partículas químicas comuns na crosta terrestre, como Alumínio, Ferro e Manganês. No estudo, também foram encontrados elementos importantes para a saúde, mas que, em excesso, podem causar problemas, como Cromo, Cobre e Zinco, e elementos tóxicos que, em qualquer concentração, podem oferecer prejuízos para o ser humano, como Arsênio, Cádmio e Chumbo.

No bairro Igrejinha, a concentração de Zinco foi bastante elevada. Segundo a doutoranda, o resultado pode estar relacionado a presença de fontes industriais na região. Nos outros pontos de coleta, os indicadores ficaram dentro de um padrão.

Entre os pontos de observação, o campus da UFJF foi o que apresentou os menores índices de partículas. “No campus, a massa depositada é pequena devido a altitude, ao pequeno fluxo de veículo, por não passar caminhão no seu interior e não ter nenhuma indústria nas proximidades”, revela.

A pesquisa apontou que a cidade apresentou resultados razoáveis, com exceção do bairro Igrejinha. De acordo com Aparecida, os resultados obtidos são importantes para caracterizar como o clima de Juiz de Fora está influenciando na dispersão dos poluentes. Ela destacou, ainda, que o trabalho pode servir de referência para possíveis comparações com outras cidades do Brasil e do mundo.

Para o  professor orientador, Júlio César José da Silva, a tese é pioneira para a UFJF e possui extrema importância para a sociedade. “O estudo da poluição atmosférica é de extrema importância, como atestado pelas duas publicações internacionais produtos desse trabalho. O trabalho desenvolvido foi o primeiro dessa natureza na UFJF, portanto pode ser considerado pioneiro, não só para a UFJF, mas acredito que seja também para a Zona da Mata mineira.”

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Júlio César José da Silva (orientador – UFJF)
Prof.ª Dr.ª Cássia de Castro Martins Ferreira (Co-orientadora – UFJF)
Prof.ª Dr.ª Letícia Malta Costa (UFMG)
Prof.ª Dr.ª Adriana Giona (PUC-RJ)
Prof.ª Dr.ª Aline Sarmento Procópio (UFJF)
Prof. Dr. Rafael Arromba de Souza (UFJF)

Outras Informações: (32) 2102 – 3309 –  Programa de Pós-Graduação em Química – Grupo Baccan de Química Analítica