A companhia teatral Grupo Divulgação apresenta, nesta sexta-feira, 31, às 20h30, a peça “Tropicália ou Tropicanalha”. O espetáculo, que acontece no Forum da Cultura, encerra as atividades do curso Mergulhão Teatral, voltado para universitários. A montagem, com apresentação única e gratuita, celebra os 50 anos do Movimento Tropicalista, que teve os artistas baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil como principais expoentes.

Durante o curso, 24 universitários aprenderam técnicas de expressão corporal e vocal, e atuação teatral (Foto: Divulgação)

Durante o curso, a turma de 24 alunos aprendeu técnicas de expressão corporal e vocal, e atuação teatral. Os universitários que participaram do Mergulhão Teatral tiveram aulas de atuação e expressão oral, com os professores da Faculdade de Comunicação da UFJF e coordenadores do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro e Márcia Falabella, e de coreografia, com Wallace Oliveira. A apresentação de “Tropicália ou Tropicanalha” será a oportunidade de os alunos colocarem em prática, diante de uma plateia, tudo o que aprenderam ao longo do “Mergulhão”.

A peça foi escrita por José Luiz Ribeiro, e o tema Tropicália foi escolhido por ele para que os alunos pudessem conhecer um pouco mais sobre este movimento artístico. “Os estudantes que participaram do Mergulhão são muito jovens, eles não vivenciaram a Tropicália, que teve seu início quando Caetano e Gilberto Gil se apresentaram no III Festival da MPB da TV Record, em 1967. Então, o mergulho deles não foi apenas no teatro, mas na cultura e história brasileiras”, destaca Ribeiro.

A atuação ficará por conta dos alunos do Mergulhão Teatral e a construção do cenário, iluminação e sonoplastia será feita por membros do Grupo Divulgação. “A Tropicália teve um papel muito forte na música nacional; e o espetáculo não poderia deixar de ter em sua trilha sonora canções de artistas que integraram o movimento, como ‘Os Mutantes’, Jorge Ben, Maria Bethânia, Caetano, Gal Costa, Rogério Duprat e outros”, antecipa o diretor.

O próximo Mergulhão Teatral está previsto para o ínicio do mês de agosto, quando universitários de toda a cidade poderão se inscrever.

A Tropicália
Apesar de o Movimento Tropicalista ter tido como maior destaque a música; nas artes plásticas Hélio Oiticica produziu pinturas com aspectos tropicalistas, materializando as canções de Gil, Caetano e Tom Zé. Nas telas de cinema, teve Glauber Rocha, com “Terra em transe” e, nos palcos, a peça “Roda Viva”, de Chico Buarque, representou o momento. A Tropicália mesclou a cultura nacional tradicional com a estrangeira,  principalmente a Pop Art norte-americana, e resgatou conceitos artísticos da vanguarda brasileira, apresentados na Semana de Arte Moderna de 1922.

(32) 3215-3850 – www.ufjf.br/forumdacultura