16319455402_43dc9705a2_z (1)A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferecerá em julho cursos gratuitos de curta duração em língua estrangeira. O programa “Global July” pretende despertar o interesse  de estudantes de outros países, apesar de aberto a todos os alunos da instituição.

“Nosso desafio é abrir mais vagas de intercâmbio para nossos alunos e, para isso, precisamos também trazer estudantes estrangeiros para cá”, explica a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert. O programa foi desenvolvido com apoio de uma instituição americana e inspirado nos cursos de verão oferecidos pela Universidade de Cambridge. A intenção, segundo Bárbara, é também fazer com que os próprios alunos da UFJF possam vivenciar a experiência de internacionalização em casa: “eles terão aulas em outros idiomas, poderão conhecer professores e estudantes estrangeiros e desenvolver trabalhos em colaboração”.

As inscrições começam no dia 3 de abril e vão até o dia 1º de junho. As aulas, em língua estrangeira, serão ministradas por professores da UFJF e convidados estrangeiros entre os dias 3 e 31 de julho. A carga horária dos cursos varia, podendo ser de quatro até 60 horas. Treze opções já estão foram definidas, entretanto, professores que tiverem interesse em oferecer cursos de inverno, ainda podem enviar suas propostas. O prazo vai até o dia 2 de abril.

 opções em diversas áreas do conhecimento, de matemática à filosofia. Entre elas, Neurociências: teoria e aplicações (em inglês); Marketing básico (em inglês); História das religiões afro-brasileiras (em inglês); Ética, política e questão social na América Latina (em espanhol) e Português para estrangeiros (inglês e português).

Podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação, sendo que as horas do curso poderão ser aproveitadas para flexibilização curricular. Para os estrangeiros, é necessário que a universidade de origem do acadêmico seja parceira ou possua convênio com a UFJF. O Escritório Internacional dará suporte aos estrangeiros, por meio do programa de buddies, auxiliando-os na busca por estadia e, ainda, pretende promover encontros e viagens culturais. Os estrangeiros também poderão utilizar o Restaurante Universitário como convidados, pagando R$7 pelas refeições.

A expectativa da diretora de Relações Internacionais é de que o programa se consolide no calendário, motivando mais professores a oferecerem cursos em outros idiomas, fomentando a internacionalização da UFJF.