mestrado educação

Maria Paula Belcavello enriqueceu a dissertação com fotos dos momentos da pesquisa de campo (foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação propõe a utilização do cinema, de recursos gráficos e da leitura como modos de incentivar a escrita. É com o foco nestas ferramentas pedagógicas alternativas, que a dissertação “Cinemaquinação: entre montanhas e vale, um sobre voo” foi apresentada nesta segunda-feira, 27, pela mestranda Maria Paula Pinto dos Santos Belcavello.

A pesquisa foi desenvolvida no bairro Vale Verde, em Juiz de Fora. Segundo a acadêmica, a ideia inicial era fazer um trabalho dentro da escola, no entanto, outras condições fizeram com que o estudo fosse desenvolvido com crianças e adolescentes do coletivo “Mutirão da Meninada”, situado no bairro.

A partir daí, Maria Paula começa o processo de experimentação de um modo de educação diferente da proposta curricular das escolas. “Nós discutimos sobre a valorização de uma educação que se dá entre banalidades. Opondo a ideia da educação formal escolar, como algo instituído.”

Na pesquisa, Maria Paula mostra como foi esse período de experimentação com as crianças do Mutirão da Meninada. A dissertação apresenta depoimentos de como as crianças desenvolveram a leitura de filmes, fotografias e ambientes estudados a partir desse processo pedagógico. A mestranda enriquece ainda o trabalho com as fotografias dos diversos momentos da sua pesquisa de campo.

Para a professora orientadora Margareth Rotondo, a pesquisa é importante para a sociedade, pois traz uma nova proposta de ensino, que escapa do estilo tradicional, mostrando que há diversos modos de produção e de compreensão.

Contato:
Maria Paula Pinto dos Santos Belcavello (mestranda)
mariapaulaufjf@gmail.com

Prof. Dra. Margareth A. Sacramento Rotondo (orientadora)
margarethrotondo@gmail.com

Banca Examinadora:
Margareth A. Sacramento Rotondo (orientadora – UFJF)
Nilson Alvarenga (UFJF)
Sônia Maria Clareto (UFJF)
Silvio Donizetti Gallo (UNICAMP)

Outras Informações: (32) 2102- 3665 – Programa de Pós-Graduação em Educação