Técnico-administrativos em educação, professores, funcionários terceirizados, estudantes e aposentados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem se inscrever no curso de dança de salão MoviMente.
As aulas gratuitas acontecem às segundas e quartas, das 19h às 20h30, começando no dia 10 de abril, na unidade Centro do Restaurante Universitário.
Assim como nas outras edições, o curso terá diversos módulos com duração de dois meses e foco em um ritmo diferente. Ao fim de cada etapa, novas vagas são abertas. Os ritmos ensinados vão desde os básicos da dança de salão, como samba, bolero, forró e soltinho, a outros como tango, salsa e zouk.
As aulas são ministradas pela professora do Colégio de Aplicação João XXIII Érica Nascimento, os TAEs da UFJF Daniel Osório, o aluno do doutorado em Ciências Biológicas pela UFJF Marcos Vinícius Dias e o funcionário do Hospital Universitário Igor Meurer. Além de ensinar a dançar, o MoviMente expande a consciência da necessidade de exercitar o corpo e a mente e ainda promove a interação entre a comunidade acadêmica da UFJF.
Inscrições
Servidores TAEs e docentes: a primeira etapa da inscrição já pode ser feita pelo Siga, por meio dos menus Recursos Humanos e Capacitação. É preciso escolher o curso “Educando o corpo e a mente: atividades para melhoria da qualidade de vida para o servidor público” e solicitar anuência à chefia imediada. Além disso, nesta quarta-feira, 29, ou nos dias 3 e 5 de abril, das 19h às 20h30, é necessário entregar à equipe do projeto, no RU Centro, uma foto 3×4 e documento que comprove o vínculo com a UFJF.
Estudantes, aposentados, terceirizados, professores substitutos e acompanhantes (de TAEs, professores, terceirizados e alunos): diferentemente dos anos anteriores, as inscrições serão realizadas pessoalmente no RU Centro, nesta quarta-feira, 29, e nos dias 3 e 5 de abril, das 19h às 20h30. Os interessados deverão levar foto 3×4, documento de identidade válido e comprovante de vínculo com a UFJF.
O acompanhante só poderá continuar no projeto, apenas se quem o indicou como par frequentar as aulas. Se o aluno, TAE ou professor abandonar o projeto, seu acompanhante externo não poderá permanecer.
O RU Centro fica na Rua Santo Antônio s/n, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes, Centro.
Pesquisa
Além das aulas, os instrutores desenvolvem estudos sobre os benefícios da prática por meio do projeto de extensão “Educando corpo e mente: A dança de salão como ferramenta para promoção da saúde”.
“Temos percebido, pelo feedback dos participantes e através dos questionários, que felizmente conseguimos levar todos os benefícios da dança para eles em aspectos como bem-estar pessoal, interação social e coordenação motora. A diferença é nítida”, conta um dos instrutores do projeto Daniel Osório. Uma novidade neste ano é a participação de profissionais da Medicina para obter avaliações ainda mais específicas dos integrantes do curso.
Benefícios para participantes
Servidora da Coodenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), a jornalista Renata Delage frequentou o curso no ano passado. “Sempre gostei da área artística, e o curso foi uma oportunidade de voltar para esse meio como servidora. É muito bom, não só pela dança, mas pela interação com os outros servidores. Conheci colegas de diversos setores, e isso facilita a interação e o trabalho na própria universidade. O contato com o outro é ótimo, vale muito a pena”.
A aposentada Marcileia Neves da Silva frequenta com seu marido as aulas desde o início de 2016, aprova o curso e o divulga entre colegas. “Os professores são excelentes: carinhosos, dedicados e pacientes. Além de eu gostar muito de dança, sempre tive vontade, mas não sabia como começar e nem tinha tempo. Quando me aposentei e soube do projeto, corri para lá e amei.” Em sua experiência, os benefícios das aulas não foram apenas físicos: “Foi bom para minha autoestima, saúde, corpo e alma. É uma terapia excelente”.
Outras informações: (32) 3215-7979 (Sintufejuf)