mestrado Estudos Literários

Jefferson da Silva Pontes defendeu a dissertação no último dia 21 de fevereiro na UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A demarcação de fronteiras de profissionais que trabalham no ambiente forense amparados por princípios da atuação cênica norteou a dissertação de mestrado do acadêmico Jefferson da Silva Pontes. A pesquisa, intitulada “Talis actor, qualis orator: encenando o discurso oratório”, foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa aborda uma síntese da relação existente entre o teatro e a oratória na Roma antiga. Com conceitos do livro de Quintiliano, “Institutio Oratoria”, o acadêmico buscou indícios que uniam a atuação de atores a dos oradores quanto aos objetivos, às técnicas e à própria ação.

“Além dessas aproximações, foi percebido nos ensinamentos de Quintiliano uma preocupação com a atuação dos oradores de seu tempo, já que certo excesso de dramaticidade ganhava espaço nos discursos públicos, o que não era apropriado à figura do orador. Ao longo da pesquisa, descobrimos o estabelecimento, na Institutio oratoria, de uma etapa de formação junto a um comediante, para que os futuros oradores aprendessem na prática como harmonizar os movimentos do corpo e o timbre correto da voz a cada parte do discurso, assim como cuidassem da caracterização dos seus clientes”, destacou Jefferson.

Segundo o mestrando, o interesse pelo tema surgiu do desejo de dar continuidade ao trabalho de conclusão de curso defendido em 2014. Ele acredita que a pesquisa pode contribuir de várias maneiras para os meios acadêmico e profissional: “nos estudos literários, estudos clássicos e estudiosos de retórica, sobretudo, um estudo novo a respeito de uma obra que vem ganhando, a cada ano, maior destaque no contexto acadêmico dos estudos clássicos no Brasil.”

Para a professora orientadora da pesquisa, Charlene Martins Miotti, o estudo carrega uma importância de que ”num momento político delicado como o que enfrentamos, em que direitos fundamentais e investimentos básicos em educação estão em xeque, a pesquisa de Jefferson se situa no campo da resistência pelas ciências humanas, envolvendo reflexões históricas, literárias, linguísticas e filosóficas que, em larga medida, ainda são pertinentes para a nossa sociedade.”

Contato:
Jefferson da Silva Pontes (mestrando)
j_pontes@live.com

Profa. Dra. Charlene Martins Miotti (orientadora)
charlenemiotti@gmail.com

Banca examinadora:
Charlene Martins Miotti (UFJF)
Adriano Scatolin (USP)
Fábio da Silva Fortes (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3118 –  Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários