Reportagem atualizada dia 27 de março, às 12h11
O horário da aula é às 19h, no campo da Faefid

Debate com comunidade acadêmica (Foto: Divulgação PDT)
Ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes debaterá economia e educação brasileira (Foto: Divulgação PDT)

O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes ministra aula inaugural na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na próxima terça-feira, 28, com o tema “A crise econômica e perspectivas da educação brasileira”. O evento, organizado pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), acontecerá às 19h no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid).

Segundo o professor do Departamento de Filosofia Gustavo Castañon, a aula abordará os aspectos centrais da crise econômica brasileira atual e o papel da educação pública, principalmente das universidades federais, no desenvolvimento nacional. “Ele é um dos poucos políticos nacionais que tem uma experiência prática e acadêmica com os dois assuntos que serão discutidos na aula. Ele foi um dos responsáveis pelo Plano Real, em 1994,  e transformou  a educação pública do estado do Ceará em uma das melhores do país. Acrescentará muito aos alunos que comparecerem à aula”, afirma o organizador.

O evento é aberto à comunidade e, segundo a organização, não é necessária inscrição prévia. “A aula foi pensada para contemplar todos os cursos, uma vez que será feita uma análise da situação econômica atual, que tem sido um assunto do interesse de todos. Mas, principalmente, porque será discutida a situação do ensino público superior diante da nova distribuição orçamentária proposta pelo atual governo, o que afeta toda a comunidade universitária”, destacou  Castañon.

A assessoria de Ciro Gomes adiantou que o evento, com duas horas previstas de duração, será um importante espaço para discussão com a academia: “o país precisa de debates sérios sobre temas tão centrais e sensíveis como o desta aula. E ouvir a opinião dos estudantes e professores é fundamental para melhorar a educação pública e superar a crise econômica”, informou.

Trajetória

Ciro Gomes atua na política nacional há 36 anos, sendo pré-candidato pelo PDT às eleições  presidenciais de 2018. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela Harvard Law School.  Em 1982, ingressou na política como deputado estadual, representando o Ceará, com uma reeleição em 1986. No ano de 1988, assumiu a prefeitura de Fortaleza (CE), e em 1990 venceu para governador do Ceará.

Assumiu o Ministério da Fazenda em 1994, colaborando na implantação do Plano Real. Em 2003, assumiu o Ministério da Integração Nacional, se retirando da pasta para se eleger como deputado federal em 2006. Também trabalhou como Secretário de Saúde no estado do Ceará, durante o governo de seu irmão, Cid Gomes. Já concorreu à Presidência da República duas vezes, em 1998 e 2002.