Sinônimo de praça pública onde se realizavam as assembleias do povo na Grécia antiga, a Ágora é, no Colégio de Aplicação João XXIII, também um importante espaço de discussão. O nome foi dado às disciplinas de curta duração com temas que vão além do aprendizado dentro de sala de aula.

As opções deste ano impressionam pela diversidade, e foram reformuladas após levantamento de demandas junto aos alunos: Robótica; Alimentação Vegana; Drogas; Esperanto; Danças Árabes; Movimento Hip-hop; Programação de computadores; Canção em Língua Espanhola; Moda e Diálogos; Charge; Técnica de Concentração, Relaxamento e Autoconsciência, entre outras. Ao todo são oferecidas 20 Ágoras e cada estudante pode optar por até seis que mais se identificam.

As Ágoras foram criadas em 2015 e são oferecidas trimestralmente no período da tarde, exclusivamente para alunos do Ensino Médio, com carga horária de 10 horas. As aulas são ministradas por professores do colégio e por técnicos que dão auxílio para a complementação do desenvolvimento dos temas.

Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Nati Borges, outra reformulação deste ano também contribuirá para ampliar o debate: “Agora as Ágoras não tem mais divisões por séries. Isso permite uma integração mais prazerosa e divertida entre os alunos, sem contar com a possibilidade de o aluno escolher o que irá estudar, o que é muito mais estimulante”.

Para apresentar os temas e motivar os alunos, uma mostra com todas as Ágoras aconteceu na última quarta-feira, 15. Nela, os professores puderam explicar um pouco mais sobre os assuntos que serão abordados e os alunos tiraram suas dúvidas. As aulas estão previstas para começarem a partir do dia 27 de março.