O evento HUB U.LAB 2017 será realizado nesta terça, 21, a partir das 19h, no auditório do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O tema a ser discutido é a Teoria U, criada pelo professor e economista americano Otto Scharmer. O conjunto de ideias representa uma maneira diferente de repensar os problemas da sociedade e suas mais diversas organizações.

De acordo com a facilitadora de desenvolvimento e mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Elena Duarte, a Teoria U, “leva em consideração, que pra você poder resolver um problema, primeiro tem que se reconhecer como membro daquele coletivo. A teoria propõe um novo conhecimento mental, para resolver essas questões, com inteligência emocional e empatia”.

Grupos de pessoas interessadas pela Teoria U, os HUBs, se reúnem para praticar as metodologias ensinadas no U.LAB – um curso online sobre a Teoria U, oferecido de forma gratuita pelo Massachussets Institute of Technology (MIT).

No evento desta terça, pessoas que já participaram do HUB vão relatar suas experiências e responder às perguntas da plateia. “É um bate-papo, onde as pessoas que participaram dessa experiência no ano passado, vão contar um pouco dessa ideia buscando explicar de maneira geral o que é a Teoria U”, afirma Elena Duarte.