O Projeto IN, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAU/UFJF), em parceria com o Projeto Acessibilidade no Interior, realiza nesta quarta, 22, o evento “Arquitetura de Interiores em Juiz de Fora: Desafios e Perspectivas”. Profissionais da área vão debater sobre a arquitetura de interiores e os caminhos da área na cidade. Outras temáticas como a acessibilidade em prédios tombados pelo patrimônio histórico e fotografia e representação também serão tema de workshops.

Segundo o coordenador do evento, Frederico Braida, o segmento da arquitetura de interiores tem apresentado um período de crescimento na cidade nos últimos dez anos. “Temos diferentes cursos na área, lojas de decoração e design. O que a gente pretende é fomentar o debate sobre o tema, articulando pessoas do mercado de trabalho e do ensino”, afirma.

A arquiteta urbanista formada pela UFJF e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), Milena Andreola, irá ministrar o workshop “Como gerar acessibilidade no patrimônio histórico”.

“A ideia é trazer para a discussão as possibilidades de se construir espaços acessíveis com desenho universal, seguindo as normas brasileiras de acessibilidade. Também queremos que qualquer pessoa tenha acesso a patrimônios tombados”, afirma a arquiteta.

O desafio, na avaliação de Milena, é conseguir fazer as mudanças, sem alterar particularidades do prédio histórico.

Espaço de discussões inovadoras

Na opinião de Milena Andreola, o Projeto IN é um espaço importante para debates. “O Projeto tem uma visibilidade e fomenta discussões importantes. Traz temas inéditos ou que você dificilmente veria no meio acadêmico e desmistifica a visão em torno desses assuntos”.

Programação

13h30 – 14h: Credenciamento

14h – 16h: Workshops – Galpão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo:

“V-ray na arquitetura de interiores: a criação de imagens realistas

“Como gerar acessibilidade no patrimônio histórico”

“Fotografia e representação”

16h – 17h: Intervalo

17h – 19h: Mesa Redonda – Anfiteatro 2 do Edifício Engenheiro Itamar Franco:

“Arquitetura de Interiores em Juiz de Fora: Desafios e Perspectivas”

Outras informações: (32) 2102-6307 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.