mestrado em Educação Pública

Juarez Damasceno pesquisou a Escola Estadual Nazaré Varela, em Carauari, município no interior do Amazonas (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As práticas de sucesso que ganharam destaque em avaliações de ensino em uma cidade no interior do Amazonas são tema do estudo “Análise de ações gestoras de uma escola estadual no município de Carauari-AM com bom desempenho nas avaliações externas”. A dissertação foi realizada por Juarez Damasceno de Amorim, aluno do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação em Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A defesa ocorreu no último dia 21 de fevereiro.

O objeto da dissertação foi a Escola Estadual Nazaré Varela, em Carauari, município no interior do Amazonas que fica a sete dias de barco de Manaus, meio mais comum utilizado pela população local para se locomover. O transporte ganha ainda mais força por conta dos altos custos das passagens áreas para a localidade. Juarez Damasceno já conhecia a cidade por meio de sua esposa, que é do município e leciona Matemática na rede pública de Carauari.

A escola analisada alcançou altas taxas de avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal medidor nacional para o ensino fundamental, e no Sistema de Avaliação Educacional do Amazonas (Sadeam). Os bons resultados renderam à escola o prêmio Escola de Valor, conferido pelo governo do Amazonas. Os cerca de 70 alunos acompanhados cursaram do 1º ao 5º ano na instituição.

Orientador da dissertação, o professor do PPGP da UFJF Lourival Batista de Oliveira Júnior reforça a importância da pesquisa em uma região como o Estado do Amazonas: “Há uma dificuldade muito grande por conta das distâncias e da infraestrutura, então estudar o que acontece é muito importante. Isso é comum em quase todo o Amazonas, nas regiões longes da capital.” Além disso, Lourival realça o potencial dos resultados alcançados: “Em uma região socioeconômica das não ditas de elite, a escola conseguiu bom desempenho. Foi possível por acompanhar e avaliar uma série de trabalho com os alunos desde o ensino fundamental. De forma geral, foi um trabalho muito bem organizado.”

Segundo Juarez Damasceno, os principais fatores para o sucesso foram: “Foco no treinamento das crianças para avaliações, reforço escolar, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática, e o combate à evasão.” Damasceno afirma que, em caso de ausência de um aluno na escola, “o pedagogo conversa na casa da criança para saber o que está acontecendo. O aluno jamais fica mais de três dias sem que se saiba o que ocorreu com ele.” Com este método, o mestrando afirma que a escola conseguiu reduzir a quase zero a evasão de alunos até o 5º ano.

Damasceno destaca que pretende seguir os estudos na área da educação no Estado de Minas Gerais. O acadêmico indica que as principais conclusões obtidas em Carauari foram no sentido de cooperação entre educadores: “É importante criar uma rede de compartilhamento entre as escolas das boas práticas pedagógicas. Assim o que deu certo em um caso pode ser utilizado em outras escolas.”

Contato:
Juarez Damasceno de Amorim (Mestrando)
 
juarez.msc@gmail.com

Prof. Dr. Lourival Batista de Oliveira Júnior (Orientador)
oliveira.junior@ufjf.edu.br

Outras informações: (32) – 4009 – 9319 – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação em Educação Pública