Confissões entredentes é uma das obras presentes na mostra (Foto: Divulgação)

“Confissões entredentes” é uma das obras presentes na mostra (Foto: Divulgação)

Debruçar-se principalmente sobre questões voltadas à sexualidade e homoerotismo, em convergência com a religiosidade cristã e elementos da infância, são os objetivos tratados pelo artista Matheus de Simone na mostra “Eucarístico”, que será inaugurada nesta sexta, 17, no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Realizada com o apoio da Funalfa e da Lei Murilo Mendes, é a primeira exposição individual do artista na cidade. Ao mesmo tempo crítico e poético, Matheus apresenta nove trabalhos que dialogam, através do viés da sexualidade e sobre a  simbologia católica, não se prendendo a um só suporte, mas optando por expor instalações, esculturas, fotografias, vídeos e textos, pensando na exposição como um conjunto a ser lido pelo espectador.

A exposição se dá pelo fato de que questões ligadas ao universo LGBT estarão em discussão durante o período da mostra e abrirão espaço para futuros diálogos dentro do ambiente acadêmico: “Além de poder expor no mesmo local de minha formação e gerar interlocução com outros estudantes, a exposição é fundamental para o enriquecimento da pesquisa e produção em arte dos alunos. Colocar esses assuntos em jogo, parte do ponto de criar um maior diálogo entre as convergências da sexualidade e da religiosidade”, afirma o discente do último período de Artes Visuais no IAD.  .

De acordo com Matheus, a escolha do espaço se deu pela abertura de tratar o assunto e pelas oportunidades que o ambiente pode oferecer. “Voltar os olhos ao Instituto de Artes e Design pareceu ser o que deveria ter sido feito desde o princípio: um espaço dedicado à pesquisa e experimentação em arte, com um olhar sensível, tanto de professores e dos alunos, trazendo questões caras à arte mas nem sempre comuns a outros olhos. Espero que com a exposição, aos poucos os alunos passem a ocupar mais o espaço da galeria de arte do Instituto, que ocupem também os espaços da cidade e gerem uma maior interlocução entre quem está produzindo dentro da universidade e a comunidade fora dela“, destacou o artista..

Com uma série de três vídeos dispostos na mostra, Matheus cria performances que possam desconstruir o senso comum. Colocando-se diante do espectador, o artista desfaz esculturas fálicas, a fim de quebrar padrões dispostos na sociedade: “Trabalhar estes vídeos serve para que estes possam chocar com a discussão entre a linha dos pontos cristãos e da agressividade do lado sexual”, conclui Matheus.

As obras poderão ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com exibição até o dia 14 de abril, com entrada gratuita.

Outras informações:

Instituto de Artes e Design (IAD): 2102-3350