Entre os dez cursos da UFJF avaliados no Enade, 70% conquistaram a nota máxima, 5, enquanto 90% alcançaram conceitos acima da média ou excelentes (Foto: Caique Cahon)

Entre os dez cursos da UFJF avaliados no Enade, 70% conquistaram a nota máxima, enquanto 90% alcançaram conceitos acima da média ou excelentes (Foto: Caique Cahon)

Entre os 11 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 70% conquistaram a nota máxima (5), enquanto 90% alcançaram os conceitos 4 ou 5, os maiores estipulados pela avaliação. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 8, pelo Ministério da Educação (MEC). A escala de notas vai de 1 a 5, e cada curso é avaliado com a periodicidade de três anos.

Nota máximaSete cursos da Instituição — Administração, Ciências Contábeis, Direito diurno, Direito noturno, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Psicologia — conseguiram a nota máxima no Conceito Enade, um indicador de qualidade que avalia o desempenho de estudantes através de uma prova aplicada próxima ao término da graduação. Já os cursos de Ciências Econômicas e Design, do campus Juiz de Fora, e Economia, do campus de Governador Valadares, obtiveram conceito 4, o segundo maior. Com estes resultados, 90% dos cursos analisados da UFJF atingiram desempenhos considerados acima da média ou excelentes.

Enade

Conceitos Enade

Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O MEC também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera a média das notas obtidas no Enade, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura da instituição de ensino, além da organização didático-pedagógica e outros elementos. As notas também variam entre 1 e 5.

90% dos cursos, entre os dez da UFJF avaliados pelo CPC, conquistaram a nota 4, sendo eles os de Administração, Design, Direito diurno, Direito noturno, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Psicologia. O curso de Turismo ficou na média, alcançando o conceito 3.

Aumento da nota
O conceito do curso de Psicologia subiu de 4 para 5. Para a coordenadora Edelvais Keller, a ascensão é reflexo de um esforço conjunto de professores, técnicos e estudantes. “Estamos há três anos reformulando e melhorando a grade atual, com o intuito de criar uma nova proposta. Esse trabalho de pensar e implementar novas disciplinas, aprofundar conteúdos, propor um curso genérico mais amplo, abranger mais assuntos, já deu um resultado positivo.” Segundo a coordenadora, o incremento ocorreu em várias áreas como no desenvolvimento humano, na questão do trabalho e da saúde.

Edelvais acrescenta que a produtividade na pós-graduação e a aproximação dos graduandos às atividades de Mestrado, de Doutorado e de pesquisa pode ter ajudado a subir o conceito do curso. “Dos nossos 20 professores, 15 atuam na pós-graduação. Temos nossa Revista de Psicologia bem avaliada e alunos graduandos envolvidos em projetos, núcleos de pesquisa e outras oportunidades de iniciação científica. Além disso, no ano em que a prova foi aplicada, tivemos o empenho muito comprometido dos alunos, que queriam mostrar tudo o que aprenderam e fizeram a nota subir.”

Resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 8 (Foto: Estela Loth)

Diurno e noturno com notas máximas

O diretor da Facom, responsável pelos cursos diurno e noturno de Jornalismo, Jorge Felz, considera o resultado importante, ressaltando o esforço dos professores, dos técnicos-administrativos e dos alunos. “É uma conquista fruto não só das atividades em sala de aula, mas também dos nossos projetos de pesquisa, de treinamento profissional, dos diversos campos de atuação de todos da Facom. É um resultado com alcance muito importante para a Faculdade e que aumenta nossa responsabilidade para mantê-lo nas próximas avaliações. Só temos motivo de comemoração”, avaliou.

Diretora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, avalia de forma positiva as notas máximas nos cursos diurno e noturno. “A Faculdade de Direito, ao longo dos seus 80 anos, sempre teve uma atuação muito responsável e atenta a questões que envolvem a sociedade e o campo jurídico. E tem se pautado, esses anos todos, por uma renovação no seu corpo docente que mantém essa excelência. O resultado dessas duas notas 5, no diurno e noturno, é fruto qualidade desse corpo docente, de um quadro de técnico-administrativos extremamente dedicado e de alunos muito sérios e críticos. É importante ressaltar que uma das qualidades do nosso curso é que mantemos nosso corpo docente com as demandas sociais e as questões do ensino jurídico”.

FACC mantém nível de excelência

O diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) comemorou os resultados dos cursos oferecidos pela instituição; Administração e Ciências Contábeis obtiveram nota máxima. Gilmar José dos Santos lembra que o curso de Administração já havia recebido a nota máxima na última avaliação do Enade. “Recebo com muita alegria esse resultado. O  curso de Administração já tinha conseguido a nota 5 na última avaliação e a manutenção desse patamar é fruto de uma equipe dedicada de docentes e técnico-administrativos, com coordenação muito empenhada e alunos que se dedicam muito”.

Já o curso de Ciências Contábeis foi avaliado pela primeira vez. “O resultado foi uma surpresa, pelo fato de ser a primeira avaliação a que foi submetido. Por outro lado, trata-se de um resultado esperado, porque sempre investimos e apoiamos muito esse curso que, em seu corpo docente, na coordenação, prima pela organização pedagógica e administrativa. Estou muito feliz e compartilho essa vitória com todos dos dois cursos”, celebra o diretor.